Secretaria Municipal da Saúde
22 de Maio é o Dia Mundial da Conscientização Sobre a Pré-eclâmpsia
Texto/tradução do cartaz Dr. Nelson Sass*
Foto Rodox Oliveira
Cinco em cada cem gestantes podem ter o problema que se apresenta com aumento da pressão arterial, inchaço em todo o corpo e problema nos rins, provocando perda de proteína.
Pode ser muito grave, aparecendo depois do quinto mês de gravidez. No Brasil morrem duas mulheres por dia pelo problema. Além disso, necessita muitas vezes da interrupção precoce da gestação fazendo com que recém-nascidos prematuros fiquem muito tempo em UTI neonatal.
Não existe tratamento específico, sendo por isso necessário antecipar o parto.
Muitas mulheres nunca ouviram falar em pré-eclâmpsia. Isso é um problema, pois para reduzir os riscos das mães e dos bebês é muito importante saber que a doença existe e procurar um serviço de saúde caso sinta algum sintoma como dor de cabeça, tontura, visão borrada, dor no estômago e inchaço em todo o corpo.
Para ampliar este conhecimento foi definida a data de 22 de maio como o dia mundial de sensibilização sobre a pré-eclâmpsia.
O objetivo é ampliar o conhecimento das mulheres e evitar mortes maternas e de recém-nascidos prematuros.
Divulgue. Discuta sobre a PE. Fique atenta caso esteja grávida e procure ajuda o mais breve possível.
A maternidade Vila Nova Cachoeirinha tem uma ampla experiência no tratamento de pacientes com pré-eclâmpsia e conta com médicos muito experientes que procuram contribuir para a redução do problema através da assistência competente e da pesquisa de alto nível. Na foto acima, membros da equipe da Maternidade que participou de evento para discutir o assunto.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk