Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017 | Horário: 12:10
Compartilhe:

Grupo da UBS Cantinho do Céu incentiva o cuidado com a primeira infância

Objetivo é aprimorar a relação entre pais e filhos no núcleo familiar

Por Marie Serafim

A rotina de uma grande metrópole como São Paulo pode deixar qualquer indivíduo fatigado, estressado e sem tempo para se dedicar a algumas áreas da vida que requerem mais atenção, como, por exemplo, o cuidado e a atenção para com os filhos.

Por outro lado, os pais sempre querem o melhor para os filhos e, por essa razão, às vezes, acabam cedendo às pressões deles, sem conseguir dizer um “não”. Há ainda aqueles que trabalham tanto que mal conseguem arrumar um tempinho para saber como foi o dia do filho; e vivem adiando esses raros momentos que poderiam ser dedicados à troca e à convivência, com frases do tipo: “depois eu vejo”; “depois você fala”; “depois resolvemos”.

Pensando nisso, surgiu o programa São Paulo Carinhosa, que busca estreitar os laços entre as crianças e seus pais, avós ou cuidadores. Contando com uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma pediatra, entre os objetivos do projeto, tacam-se: humanizar o território; estimular os vínculos afetivos dentro das famílias, e reforçar a importância do cuidado com a criança, especialmente durante a primeira infância, que vai dos Zero aos seis anos de idade, já que esta fase da vida é de suma importância para o seu desenvolvimento.


SP Carinhosa abraça pais e filhos

Na UBS Cantinho do Céu, em Capela do Socorro, na zona Sul de São Paulo, o grupo que nasceu no começo deste ano vem trabalhando para orientar os adultos a respeito da importância de: reservar um tempo para ouvir e conversar com as crianças; brincar com elas; dar afeto; saber dizer não; aprender a lidar melhor com situações que exigem muita paciência; e trocar experiências e informações para melhorar o convívio familiar.

A psicóloga Jaqueline de Moura Fátima da UBS Cantinho do Céu apoia esse tipo de iniciativa: “Como psicóloga acabo tendo de lidar com diversos casos em que percebo que se tivesse havido investimento afetivo desde o início, as crianças teriam sido poupadas de muitas coisas. Esse grupo aborda os cuidados maternos, paternos e de cuidadores, orientando desde como evitar acidentes domésticos, até mesmo questões relativas à estrutura psíquica da criança. Esse projeto atinge diretamente a função da dinâmica familiar”.


Impressões dos participantes

Para a usuária Vanice de Oliveira Teixeira, 31 anos, e mãe de dois filhos, o encontro foi importante a ponto de ela afirmar que passará a adotar algumas sugestões dadas pela equipe do São Paulo Carinhosa durante a reunião: “Vou dar mais atenção, mais carinho. Ter mais paciência com as crianças, saber lidar melhor e a cada dia mais”, enumera Vanice, que pretende voltar nos próximos encontros e, quem sabe, até levar as crianças para o bate-papo.

Já a usuária Patrícia Danieli Souza de Melo Lima, 19 anos, e mãe de duas filhas, aproveitou a oportunidade para trocar experiência com quem já passou pelo o que ela vive no momento: o ciúme da filha mais velha, de 4 anos, da irmã recém-nascida. ”Ela fica cobrando o pai e eu, exigindo mais atenção. Após a conversa com a equipe do projeto, tenho certeza de que tudo que foi falado aqui vai ajudar e muito. Principalmente a parte do carinho e afeto, porque sou meio ‘seca’ para essas coisas”, admite.

“A importância desse projeto é a criança se sentir amada, respeitada, e saber que ocupa um lugar de destaque na casa. Com ele, tanto a mãe quanto a família se sentem apoiadas; e caso haja algumas adversidade social ou financeira, elas são minimizadas com o aprendizado da racionalidade de usar a renda da casa de alguma forma priorizando a criança. Esse projeto traz muitos ganhos para a região. Estou muito satisfeita de trabalhar nele e contribuir junto com a equipe, que é totalmente treinada, para ajudar a melhorar a saúde das crianças”, afirma a pediatra Áurea Maria, uma das responsáveis pelo grupo.


Como funciona o grupo?

Os encontros acontecem quinzenalmente no CEU Navegantes, às segundas-feiras, sempre às 14h. A característica do grupo é aberta, ou seja, não é necessário passar pelo médico para solicitar o encaminhamento, basta querer tomar parte. A divulgação e o convite para participar do projeto ficam a cargo dos agentes comunitários em suas visitas aos pacientes.

Serviço

UBS Cantinho do Céu

Rua dos Acordes, 200 – Capela do Socorro.

collections
Galeria de imagens