Secretaria Municipal da Saúde
Unidades de Saúde de Pirituba realizaram ação em comemoração ao dia 18 de maio
Por Aline Oliveira
Desde 1987, a partir da publicação da Carta de Bauru (documento redigido no II Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental, que apresentou os princípios da luta antimanicomial) o dia 18 de Maio é celebrado como o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil. E, coincidentemente, como o Dia de Combate ao Abuso e à exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Uma data que se tornou um marco na luta pelas garantias pelo direito à cidadania.
Para comemorar a data, a UBS – Unidade Básica de Saúde Vila Mangalot e o CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa São Domingos, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), realizaram o Seminário Temático “Saúde Mental: Ansiedade, Depressão e Ideação Suicida”. O evento aconteceu em 18/05, na Paróquia São João Batista, em Pirituba, e contou com a participação de cerca de cinquenta pessoas.
O psicólogo da UBS, Wagner Laguna, a psicóloga do CECCO, Mariele Machi, e as gerentes das duas unidades, Kenya Ayo-Kianga Faustino e Maria Aparecida Miranda compuseram a mesa do encontro.
Os psicólogos esclareceram dúvidas da população sobre os temas em pauta. “De acordo com Laguna, não se deve confundir depressão com tristeza, pois a depressão atrapalha a produção de vida da pessoa, ou seja, ela não consegue fazer nada que a agrade. Os tempos atuais pedem que sejamos ansiosos. Com isso, há muita gente vivendo no extremo do sofrimento, mas conformada por ainda estar ‘produtiva’ com relação ao trabalho, entre outros”, exemplificou ele.
Focando na convivência social proporcionada pelo CECCO, a psicóloga Mariele ressaltou os serviços oferecidos pelo centro para o público. “Nossa intenção é proporcionar, aqui, conexão de pessoas através de desejos, vontades, habilidades, etc., e não por sintomas”.
Para Antonia Antunes, uma das participantes do evento, seminários dessa natureza fazem muito bem para quem deles participa. “Faço tratamento para a ansiedade e pra mim é muito importante falar sobre isso. Já participei de outras atividades no CECCO, e acho um lugar muito legal”, afirmou.
Para a gerente da UBS Vila Mangalot, Maria Aparecida, a prevenção é o melhor remédio. “Quando comecei a trabalhar na UBS, senti a necessidade da promoção e prevenção à saúde, e tentei descobrir o que podia (e pode) ser feito para ajudar a população”.
Os números das perdas
O alto número de suicídios assusta. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que entre os anos de 2010 e 2014 foram registrados 540 óbitos por ano devido violência autoinfligida; destes 74,4% são homens e 58,5% com idades entre 20 a 44 anos.
Com o objetivo de realizar uma avaliação qualificada e minimizar o risco de uma nova tentativa de suicídio, o Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) realiza a escuta terapêutica não só para a pessoa, mas também para a família, entre outros.
As UBS, os CECCOs e os CAPS estão à disposição da população para ajudar; procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para realizar o tratamento adequado.
Serviço
UBS Vila Mangalot
Rua Portão Preto, 220
CECCO São Domingos
Rua Pedro Sernagiotti, 125
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk