Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 31 de Maio de 2017 | Horário: 16:03
Compartilhe:

31 de maio é O Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco

Objetivo é alertar sobre os malefícios do consumo e apresentar alternativas para quem quer parar de fumar

Por Kalleb Barboza

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nesta quarta-feira, dia 31 de maio, para alertar sobre os riscos do tabagismo para a saúde humana. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrada anualmente.

A nicotina, principal substância do tabaco, tem o poder de causar a dependência física e psicológica nos usuários, por causar alterações comportamentais no sistema nervoso, transmitindo uma sensação de bem-estar nos praticantes do tabagismo. O consumo do tabaco pode ocasionar diversas complicações como câncer de pulmão – o tabaco é um dos seus maiores causadores –, além do dobro de probabilidade do risco de infarto e o comprometimento do funcionamento normal dos pulmões, que leva à fadiga e a consequente falta de disposição em se exercitar.

O cigarro é ainda responsável por uma em cada dez mortes no mundo, de acordo com estudo divulgado em abril deste ano pela publicação científica The Lancet. O mesmo estudo mostra que alguns países, entre eles o Brasil, vêm conseguindo ajudar a população a parar de fumar.

No município de São Paulo, o tabagista que deseja cessar o consumo conta com 257 unidades de saúde preparadas para realizar o acolhimento e tratamento contra o tabagismo. O atendimento segue o protocolo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e é realizado dentro da Atenção Básica. A UBS Paraisópolis I é um exemplo. Ela conta com um Grupo de Tabagismo formado por até 40 pessoas que são assistidas por uma equipe de multiprofissionais que, além de ensinar métodos para abandonar o cigarro, instrui acerca dos malefícios do fumo e ensina a avaliar a questão comportamental do consumo do tabaco.

Programação especial

Evento da SMS sediado pela UNIP Vergueiro

Neste dia 31 de maio, a UNIP da Vergueiro, localizada na Rua Apeninos, sedia um evento da Secretaria Municipal da Saúde que aborda a importância do combate ao tabagismo para uma melhor qualidade de vida.

No mesmo dia, na CRS Sul, acontecerá uma sensibilização com os servidores. A médica e interlocutora do Programa de Controle do Tabagismo na região Sul, Maria Laura Deorsola, abordará os riscos do consumo de tabaco e informará as opções oferecidas pelo SUS para quem deseja largar o cigarro. 

Além disso, diversas unidades da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro realizarão atividades educativas ao longo da semana. Serão utilizadas técnicas com uma abordagem mais lúdica, como roda de conversa, palestra, teatro e até sensibilização com alunos da rede pública de educação.

Na sexta-feira (02), na unidade Chácara do Sol, por exemplo, acontecerá um encontro entre os integrantes do grupo de tabagismo e seus filhos para que estes possam expressar seus sentimentos em relação ao vício dos progenitores.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) estão sendo utilizadas como estratégia para aumentar  a adesão às propostas terapêuticas de cessação de fumar na Atenção Básica. Por exemplo, várias unidades da região realizam sessões de auriculoterapia voltadas ao tabagismo, como o Ambulatório de Especialidades (AE) Jardim Cliper e a UBS Jardim Orion.

collections
Galeria de imagens