Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 13 de Junho de 2017 | Horário: 17:09
Compartilhe:

Semana do Meio Ambiente recebe diversas atividades socioambientais na Zona Sul

Caminhada recolhendo lixos das ruas, plantio de mudas e apresentações musicais foram algumas atividades que aconteceram entre 5 e 9 de junho

Por Taynara Carmo

A Semana do Meio Ambiente agitou o território da Zona Sul com diversas atividades socioambientais e de conscientização. Do dia 5 ao dia 9, os equipamentos da Sul realizaram ações para reforçar a importância de cuidar da natureza e ensinar a população maneiras de preservar o nosso bem mais precioso.

No dia 5, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS da Associação Comunitária Monte Azul fizeram a abertura da Semana do Meio Ambiente, na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, zona sul da capital.

Em sua fala de abertura, o presidente da Associação Comunitária Monte Azul Ricardo Najjar contou como a proposta do PAVS agregou no território da zona sul, e falou sobre a importância de ações sustentáveis na região.

“Temos como principal função promover a saúde com ações que contribuam para a preservação do meio ambiente. O PAVS surgiu como uma ferramenta de ação do ser humano, com o objetivo de construir uma agenda integrada para a sustentabilidade”, garantiu o presidente.

A representante do Gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul Carla Britto parabenizou o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Promoção Ambiental, alegando que são “agentes de transformação”.

A Escola de Música da Associação Comunitária Monte Azul – do Núcleo Jardim Monte Azul e Núcleo da Peinha – realizou uma apresentação musical com alunos, como parte das atrações do dia. Um vídeo com os profissionais das unidades básicas de saúde da região do Campo Limpo mostrou como as ações socioambientais mudaram a vida dessas pessoas.

Durante toda a semana, o PAVS promoveu diversas ações para celebrar a Semana do Meio Ambiente e recebeu grande adesão do público, levando consciência ambiental para toda a região Sul.

Caminhada em prol do Meio Ambiente na UBS Jardim Miriam II
Cerca de 120 pessoas, entre voluntários, profissionais da Saúde e Meio Ambiente fizeram parte da caminhada em prol do meio ambiente promovida pela UBS Jardim Miriam II, juntamente com a Organização Social Santa Catarina, no dia 9 deste mês.

O evento reuniu agentes de saúde e parceiros, como a Soma Ambiental, EcoUrbis e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Os trabalhos tiveram início com palestras da Amlurb, Soma Ambiental e representantes da UBS Jardim Miriam II, região na qual foi desenvolvida a ação.

Nas palestras foram abordadas questões de descarte incorreto de lixo e também os destinos corretos de cada tipo de lixo, seja ele reciclável, de grande peso ou orgânico. A palestra da EcoUrbis mostrou áreas da Cidade Ademar que utilizam de maneira errada as caçambas destinadas às pessoas que moram em becos e vielas.

Ao fim das palestras, o Prefeito Regional de Cidade Ademar, Julio Carreiro, parabenizou os profissionais pela ação: “Um importante passo está sendo dado aqui hoje nesse evento, para conscientização e, consequentemente, redução do descarte irregular do lixo. Conscientização e educação ambiental são dois pilares básicos para combater essa prática”, reiterou ele.

O trajeto da caminhada teve início na rua Padre Antônio Gouveia e avançou por algumas ruas da região. Durante todo o percurso, os voluntários iam recolhendo os lixos espalhados pelas ruas, enquanto um caminhão de coleta domiciliar de materiais recicláveis e outro do cata-bagulho recebiam o que era coletado. Para e ter uma ideia do tamanho do empenho dos voluntários, o caminhão do cata-bagulho, que tem capacidade para até sete toneladas, ficou completamente lotado nessa operação de retirada de material inservível.

A Assistente de Planejamento da Amlurb Márcia Metran foi contatada pela OS Santa Catarina para participar da ação. Márcia conta a importância da atividade que a fez aceitar o convite prontamente:“É muito importante acontecerem eventos assim porque a Prefeitura de São Paulo disponibiliza equipamentos, mas se a população não se apropriar do direito que tem nada disso acontece. Os Agentes de Saúde conseguem dar capilaridade e atender mais fazendo com esse seja o marco do trabalho em conjunto com a prefeitura, com as concessionárias e com a comunidade.”

Tenda da Saúde na UBS Paraisópolis III

A UBS Paraisópolis III realizou mais uma edição da Tenda da Saúde do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, PAVS. A ação tem como objetivo unir meio ambiente e saúde através de atividades socioambientais e conscientizar a população da importância de preservar a natureza.

Essa já é a terceira edição da Tenda da Saúde, e aconteceu no dia 6. O mau tempo não permitiu atividades a céu aberto, entretanto os usuários do CAPS Adulto III Paraisópolis juntamente com os profissionais da UBS fizeram atividades físicas como dança circular para incentivar o cuidado à saúde.

Botando a mão na terra: cultivo

Após, os participantes cultivaram mudas de plantas dentro de cascas de cocos, que serviram para enfeitar e deixar mais verde a unidade. “Essas atividades servem para aproximar as pessoas com o meio ambiente. Quando vivemos em um meio urbano, nos esquecemos disso. Aqui as pessoas podem pegar na terra e ver as plantinhas se desenvolvendo. Criar um vínculo com esse outro ser e deixar exposto para que outras pessoas vejam e façam parte disso”, afirmou Camila Carnevale, Agente de Promoção Ambiental, sobre as atividades da Tenda.

collections
Galeria de imagens