Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 13 de Julho de 2017 | Horário: 11:09
Compartilhe:

Programa Acompanhante do Idoso (PAI) Califórnia celebra Semana de Prevenção de Quedas em Idosos

Entre atividades de prevenção de acidentes e requalificação do atendimento aos idosos, o PAI também promoveu festa junina para os usuários

Por Camila Mayume / Rosângela Rosendo

Segundo pesquisa apresentada ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil soma 23 milhões de pessoas idosas, com expectativa de vida de 75,5 anos de idade paras os nascidos em 2015. Mas, o que mais preocupa os especialistas é que com o avanço da idade, ainda que tenha uma vida saudável, o idoso está sujeito a desenvolver alguns problemas de saúde inerentes a essa faixa etária, podendo ficar mais vulnerável nessa fase da vida, e apresentar, entre outros, incapacidade funcional para realizar atividades básicas da vida diária, e, principalmente, uma maior propensão a quedas.

Diante disso, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da UBS Vila Califórnia, da região Vila Prudente Sapopemba, realizou entre os dias 26 de junho e 1º de julho uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos.

O evento, aberto ao público, aconteceu nos períodos da manhã e da tarde para que todos os usuários da sala de espera da unidade pudessem participar das ações. A proposta, segundo os organizadores, foi sensibilizar os profissionais da área da saúde sobre a importância de prevenir a queda em idosos e requalificar o atendimento prestado a essa população.

A iniciativa contou com a presença de aproximadamente noventa pessoas, entre profissionais da saúde e usuários, que receberam dicas de prevenções de acidentes e participaram de dinâmica educativa. Foi improvisado um ônibus na UBS Vila Califórnia, para orientar os usuários como evitar quedas ao embarcar ou desembarcar do transporte público.

Além disso, outras pessoas (não idosas), que concordaram, tiveram suas pernas amarradas com uma faixa, usaram luvas de borracha e óculos que dificultavam a leitura. “O objetivo era fazer com que esses participantes percebessem as dificuldades de se movimentar, a perda de sensibilidade e a diminuição da capacidade visual de ler cartelas e receitas de medicamentos que alguns idosos desenvolvem”, explica Valdemira Maria Vieira Cavalini, coordenadora do PAI Vila Califórnia.

O final da atividade ocorreu na tarde do dia 1º de julho, com uma festa junina preparada para os usuários do programa, familiares e todos os profissionais de saúde da unidade. A festa foi realizada no Clube da Comunidade Veneza Independente (CDC), localizado na região, e contou com a abertura do Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Parque São Lucas que apresentou cantigas de festa junina. Além de comidas típicas, quadrilha e brincadeiras, os participantes também receberam orientações sobre saúde bucal da equipe odontológica da UBS Vila Califórnia.

collections
Galeria de imagens