Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 17 de Julho de 2017 | Horário: 11:18
Compartilhe:

Centro Especializado em Reabilitação IV Ipiranga Flávio Giannotti cria o projeto CER Cultural

Primeira atividade do projeto que visa facilitar o acesso de usuários com algum tipo deficiência a equipamentos culturais e a manifestações artísticas e culturais foi uma visita ao Palácio dos Bandeirantes

Por Camila Mayume

Usuária em visita ao Palácio dos Bandeirantes: sentindo a arte com as pontas dos dedos.

Para promover a inserção social e fortalecer o exercício de cidadania de usuários com algum tipo de deficiência (motora, auditiva, visual e cognitiva), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ipiranga Flávio Giannotti desenvolveu o Projeto CER Cultural. O programa visa, entre outros, realizar passeios a diversos pontos turísticos da capital e facilitar o acesso desse público a equipamentos culturais e a manifestações artísticas e culturais.

A primeira atividade do projeto aconteceu no dia 28 de junho, quando um grupo de vinte pessoas, entre usuários, acompanhantes e profissionais do CER IV visitou o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. Conduzidos por uma guia, que apresentou o acervo de esculturas, pinturas e objetos de arte, os usuários puderam apreciar as obras de arte através da visão, tato e olfato.

Segundo Fernanda Machado, fonoaudióloga do CER responsável pelo projeto, a proposta é fazer com que os pacientes possam interagir com outros grupos e, ao mesmo tempo, conhecer lugares turísticos e espaços culturais disponíveis no município “O projeto vai além de um passeio. As atividades são um modo de tratamento e uma opção de divertimento para eles, porque os ajudam a se sentirem cidadãos, com o mesmo direito de frequentar todos esses espaços como qualquer outra pessoa. É a saúde se unindo à cultura”, enfatiza Fernanda Machado.

A fonoaudióloga destaca ainda que a oportunidade de realizar um passeio oferece um novo ambiente de cuidado aos usuários. “A atividade permite sair do espaço fechado das consultas para lugares novos e diferentes, que não focam o problema da pessoa, mas a ação positiva que a excursão proporciona. Espero que outras unidades de reabilitação se interessem pelo projeto em prol dos seus usuários”, finaliza ela.

collections
Galeria de imagens