Secretaria Municipal da Saúde
UBS Vargem Grande promove ação para beneficiar população
Por Taynara Carmo
As esferas de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Educação se uniram em frente à UBS Vargem Grande para realizar uma grande ação conjunta em prol da comunidade. Diversos serviços foram oferecidos para os moradores da região e bairros vizinhos, levando orientação e saúde ao território.
A “Rede Vargem Grande em Ação” levou dois meses para ser articulada, contando com o empenho e comprometimento de todas as instâncias envolvidas. A proposta de realizar o evento surgiu na reunião de Rede que as esferas, juntamente com ONGs e Associações de Bairro, realizam mensalmente para discutir estratégias à região.
Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da UBS Vargem Grande deram a ideia da ação, que foi prontamente adotada pelos outros setores.
Na segunda reunião, cerca de trinta profissionais entre policiais militares, ambientais e metropolitanos, representantes de escolas e de associações de moradores, ONGs e profissionais da saúde começaram a planejar o evento.
O Educador Físico do NASF, Américo Rasquinho, participou da articulação desde o início. “Essa iniciativa é muito importante por integrar o serviço em prol da comunidade em relação à orientação e aos atendimentos, porque a UBS Vargem Grande tem hoje uma grande força no território, assim como a escola e os outros serviços”.
Integração dos serviços
Os atendimentos na unidade básica de Vargem Grande continuaram funcionando normalmente no dia do evento. E diversos profissionais das UBSs Jardim Silveira, Colônia Paulista, Barragem e Nova América e da AMA Parelheiros colaboraram com as atividades de informar e esclarecer questões de saúde. “A ideia principal é mostrar que esses serviços estão integrados, em termos de orientação e atendimentos, em prol da comunidade: a Guarda Civil Metropolitana vai à escola dar orientação, as ONGs trazem os adolescentes para a unidade para sanar dúvidas, ou seja, os serviços atuam juntos. Assim, nós conseguimos estar mais presente na escola e a escola estar mais presente aqui”,
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande abriu as portas para a unidade de saúde ajudar a escola a enfrentar problemas, como a ausência dos pais na vida dos alunos, por exemplo. Vanessa Gustavo, coordenadora pedagógica da EMEF aprova a ação: “Abrimos a porta da escola para conhecer o território e para a saúde e a escola atuarem juntas, porque só assim vamos conseguir realizar um trabalho interessante, tanto para a qualidade do ensino quanto para a humanização”.
Uma rede de benefícios
Todas as esferas contribuíram para orientar a população. O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) deu dicas de como fazer currículos e se portar em uma entrevista de emprego. O Centro de Integração da Cidadania também ofereceu diversos serviços, como emissão de segunda via de documentos e de contas.
O Centro de Educação Popular e Desenvolvimento ofereceu degustação de comidas típicas de Parelheiros contação de histórias para crianças e pintura em tecidos. A Companhia de Engenharia de Trafégo (CET) forneceu orientações e brincadeiras informativas explorando o mundo do trânsito para as meninas e os meninos.
A Rádio do CAPS Infantojuvenil Parelheiros animou o evento com muita música e o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) ofereceu algodão doce, pintura de rosto e escultura em balão. Outros serviços contribuíram com esmaltação de unhas, teatro, RPG, sarau e diversas outras atividades.
A população interagiu com as atividades, como o aposentado Antônio Gomes, que recitou cordéis no evento: “Tem tanta coisa boa, tenda com dentista, música, teatro, várias atividades. Achei maravilhoso, gostei demais”, garantiu ele, que é natural do Ceará e morador de Vargem Grande há 26 anos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk