Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 | Horário: 13:25
Compartilhe:

Parceria entre Saúde e Associação do Jardim Ibirapuera utiliza o Judô como instrumento de transformação social

UBS Novo Jardim e Novo Caminho vêm realizando este e outros trabalhos com a comunidade local em parceria com o Bloco do Beco

Por Marie Serafim

A Associação Cultural Recreativa Esportiva do Bloco do Beco, no Jardim Ibirapuera, realizou em 8 de julho uma tarde especial de apresentação para as famílias das crianças e dos adolescentes que participam das oficinas de Balé, Judô, Capoeira e Maracatu oferecidas pela entidade.

O Judô Infantil é uma atividade desenvolvida há três anos pelo educador físico, Eduardo Bellicieri Franco, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Novo Caminho e Novo Jardim, ambas do distrito de M’ Boi Mirim.

“O principal objetivo desse curso não é apenas formar atletas de judô ou ensinar a técnica da luta, mas sim trabalhar as questões disciplinares e comportamentais das crianças, de formação de caráter”, frisa Franco, que também ensina Jiu-Jitsu, Greco Romana, entre outras modalidades de luta.

A oficina, realizada uma vez por semana, funciona em duas turmas: às segundas-feiras, das 10h às 12h; e às sextas-feiras, das 14h às 16h. Cada turma comporta quinze alunos, com faixas etárias que variam entre os 7 e os 14 anos.

Início e funcionamento da oficina

A oficina de Judô foi projetada pelo próprio educador físico e apresentada ao Bloco do Beco, que comprou a ideia, e o ajuda cedendo o espaço, materiais e outros itens básicos para a realização das aulas.

Todas as oficinas, inclusive a de Judô Infantil, são abertas à comunidade. Entretanto, a ministrada por Franco pode receber crianças e adolescentes encaminhados pelas UBSs através das reuniões de matriciamento – encontro semanal com a equipe do NASF e a psicóloga, para avaliar quem pode ou não ser encaminhado para participar das atividades do grupo.

Segundo Franco, muitos pais e responsáveis têm relatado melhoras no comportamento dos filhos e até mesmo na forma como passaram a se alimentar, devido não só ao judô, mas também às palestras educativas ministradas nas oficinas por profissionais de outras áreas, como nutricionista e fisioterapeuta, que complementam as oficinas. “A gente sente que o nosso trabalho de ‘formiguinha’ está sendo bem feito, e isso é gratificante”, encerra o educador.

Parceria com a UBS

Além da oficina de Judô há outro projeto chamado “Agente Comunitário de Cultura” que percorre as casas das famílias na comunidade, para divulgar e oferecer vagas nas oficinas e cursos promovidos pela Associação e seus parceiros, a exemplo do que fazem os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), em seu papel de “informar, orientar e manter um relacionamento de envolvimento e compromisso com as famílias”.

“Essa parceria é muito importante, porque as ACSs abrem portas com sua credibilidade, facilitando nosso contato com as pessoas”, diz Jenyffer Silva do Nascimento, coordenadora das Agentes Comunitárias de Cultura. “A ideia é ter mais iniciativas integradas como essa, porque no final nós acabamos atendendo o mesmo público”, completa a coordenadora.

 

 

 

Serviço

- UBS Novo Caminho
Rua Philipe de Vitry, 282 – Jardim Santa Josefina.

- UBS Novo Jardim
Rua Antônio da Mata Júnior, 943 - Jardim São Luís.

Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco
Rua Bento Barroso Pereira, 02 - Jardim Ibirapuera.
Mais detalhes sobre o projeto no site: https://www.blocodobeco.org/

collections
Galeria de imagens