Secretaria Municipal da Saúde
Testagem rápida de HIV e sífilis prossegue neste domingo na Avenida Paulista
Por Thiago Pássaro
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, dá continuidade à realização de testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis na avenida Paulista neste domingo (6). As ações tiveram início no último dia 2 de julho e fazem parte da campanha “Fique Sabendo”. Desde então, quase 300 pessoas já foram atendidas e cerca de 500 exames realizados. Apenas no último domingo (30), a equipe realizou 130 testes rápidos. O objetivo é oferecer mais uma opção de testagem aos paulistanos, além das unidades de saúde, e, consequentemente, ampliar a prevenção na cidade.
“Aproveitamos o fechamento da Paulista para carros para disponibilizar os testes e também orientar a população sobre as infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, e ainda distribuir gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas”, informa Cristina Abbate, coordenadora do programa municipal.
A unidade móvel de saúde fica estacionada próximo ao parque Mário Covas, das 12h às 16h. Para fazer os testes, basta preencher um cadastro, realizar a coleta e aguardar cerca de 20 minutos pelo resultado. A resposta é dada por um profissional da saúde sigilosamente.
De acordo com dados do programa, o perfil do público atendido é em sua maioria homens com idade média de 35 anos, brancos, e que fazem sexo com mulheres, logo seguidos de homens com relacionamentos sexuais com parceiros do mesmo sexo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk