Secretaria Municipal da Saúde
APD Jardim Marcelo participa de Feira de Economia Solidária e Saúde, na zona Sul da capital
Por Assessoria de Imprensa - CEJAM
O Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Jardim Marcelo participou no último domingo (30/07) da Feira de Economia Solidária e Saúde, realizada no Parque Severo Gomes, na zona Sul de São Paulo. O evento é uma realização da Redinha Sul que engloba a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) em parceria com a Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária (ECOSOL).
Usuários do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Jardim Marcelo participam da Feira de Economia Solidária e Saúde, no Parque Severo Gomes, na zona Sul de São Paulo.
A Estratégia de Saúde da Pessoa com Deficiência esteve presente com o objetivo de fortalecer o vínculo com as famílias dos usuários, bem como promover a socialização, a autonomia e a independência dos mesmos. “Foi muito importante a participação deles nesse evento, pois os usuários e seus familiares sentem a importância da socialização, da autonomia e das ferramentas de ganho financeiro disponíveis na cidade de São Paulo”, disse Renata Beltrame, terapeuta ocupacional.
A ideia é que os frequentadores do parque conheçam os trabalhos de artesanato e as apresentações culturais produzidas pelos usuários que frequentam as oficinas terapêuticas realizadas nos serviços de saúde mental da região, aumentando o conhecimento da comunidade a respeito desse assunto. “Ficamos muito gratos pelo retorno que esses projetos têm nos dado e pelos esforços que a Prefeitura de São Paulo tem feito para fortalecer a Rede de Saúde Mental”, destacou Fernando Lemos Vila Nova, responsável pelo APD Jardim Marcelo.
A Rede de Saúde Mental e ECOSOL fortalece a inclusão social por meio do trabalho e do cooperativismo social. Mensalmente, são organizadas reuniões e atividades coletivas para os participantes.
A mesma feira já teve várias outras edições, todas na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, com a proposta de fomentar o cooperativismo em diversos setores econômicos, como costura, artesanato, gastronomia, ecoturismo, empreendimentos culturais e resíduos sólidos, tendo como principal objetivo o avanço da prática de economia solidária em toda a cidade.
APD Jardim Marcelo
O Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) – é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde cujo objetivo é apoiar usuários com deficiência intelectual em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, promovendo sua inclusão na sociedade e incentivando sua autonomia, evitando assim, situações de abrigamento ou internação.
Localizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, o APD Jardim Marcelo conta com duas equipes (que são referências para a região de Campo Limpo e Capão Redondo) compostas por um enfermeiro, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo e seis acompanhantes, respectivamente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk