Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 1 de Setembro de 2017 | Horário: 17:51
Compartilhe:

Nutricionista de UBS’sda região Sul dá dicas de alimentação

Para celebrar o dia da nutricionista (31/08), a profissional que atua nas Unidades Básicas de Saúde Vila Império, Cidade Júlia e Jardim Selma, todas em Cidade Ademar, ensina como ter uma alimentação saudável

Por Taynara Carmo

A nutricionista Erika Soares atua há nove anos no serviço público e atualmente trabalha em três Unidades Básicas de Saúde da Zona Sul: UBS Vila Império, UBS Cidade Júlia e UBS Jardim Selma. “Sempre gostei muito de saúde pública, e queria trabalhar com as pessoas mais carentes. Vi na nutrição a possibilidade de trabalhar com o que eu gosto”, afirma ela.
Segundo Erika, em uma boa alimentação todos os grupos alimentares devem estar presentes: proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Dicas de alimentação da nutricionista

Frutas
Todos os componentes na alimentação devem ser ingeridos na quantidade adequada, até mesmo as frutas. A maneira correta de consumir frutas é comer uma porção nos intervalos de uma refeição e outra, consumir mais do que isso pode tornar a alimentação calórica.

Dietas da moda
É preciso tomar muito cuidado em relação às dietas da moda. A dieta do “lowcarb”, por exemplo, que tem como objetivo reduzir o consumo de carboidrato, não é indicada para quem quer manter uma boa saúde. O carboidrato é uma fonte de energia necessária para o nosso corpo, e quando cortado, faz com que o organismo busque combustível em outros grupos alimentares. Esse estado pode causar irritação, ansiedade e mal estar.

Suco detox
A base do suco detox é composta por folhas verdes escuras (clorofila) e ele auxilia na reeducação alimentar, mas fique atento, apenas o suco não é suficiente para emagrecer, é preciso mudar os hábitos alimentares.

Alimentação vegetariana/vegana

Para quem optou por cortar da alimentação a proteína animal, é necessário substituir esse componente por outros alimentos. Aumente o consumo de proteína vegetal (soja, feijão, grão de bico, lentinha, ervilha) e folhas verdes escuras (brócolis, agrião, espinafre, rúcula). Faça exame de sangue anualmente para acompanhar a taxa de ferro e B12 (nutriente presente apenas na carne bovina).

Perder peso

Para emagrecer com saúde, nenhum componente alimentar deve faltar na alimentação, mas maus hábitos devem ser modificados. Doces, gorduras e frituras são malefícios que podem levar à obesidade, e devem ser substituídos por uma dieta saudável. Consuma mais frutas – com casca e bagaço –, verduras, legumes e folhas.

Alimentos integrais

As fibras presentes nos alimentos integrais auxiliam na perda de peso e promovem uma digestão mais lenta, deixam o corpo mais tempo saciado. Aumente o consumo de grãos e cereais – como arroz integral, aveia e centeio (e seus derivados: farelo, farinha e pão).

Ganhar peso

Para quem quer ganhar peso, o indicado é aumentar o consumo de carboidrato complexo. Os alimentos que contém alto nível de carboidrato são batata doce, mandioca e fubá.
Alimentação de pessoas com hipertensão
Pessoas hipertensas devem reduzir o consumo de sal, e ficar em alerta para os produtos industrializados, que possuem sódio em sua composição. A cafeína também deve ser evitada. Reduza o consumo de refrigerantes à base de cola, chá mate, chá preto, chá verde e café.

Carne vermelha

A proteína é um componente necessário na nossa alimentação, mas a carne vermelha pode ser cancerígena se não tiver seu consumo controlado. O ideal é consumir carne vermelha de uma a três vezes na semana. Substitua por carne branca, como frango ou peixe.

Produtos industrializados

O alto consumo de produtos industrializados pode acarretar em diversos problemas de saúde. O sódio, gorduras trans e açúcar, são comuns nesses produtos. Procure reduzir na ingestão de biscoitos em geral, macarrão instantâneo, carnes processadas e outros produtos industrializados. Aumente o consumo de alimentos naturais.

Alimentação na terceira idade

Com o passar dos anos, é comum haver perda de paladar, e isso acontece muito com pessoas da terceira idade. É necessário ficar atento à alimentação dos idosos e aos seus exames de sangue. Veja anualmente com o médico responsável quais nutrientes podem estar com baixo consumo na alimentação da pessoa idosa, mas mantenha sempre a ingestão de cálcio e alimentos ricos em ferro.

collections
Galeria de imagens