Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017 | Horário: 12:55
Compartilhe:

Programa Municipal DST/AIDS participa de congressos sobre HIV/AIDS e hepatites virais a partir desta terça-feira (26)

Órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentará quatro trabalhos aprovados nos eventos que acontecem em Curitiba (PR)

Por Thiago Pássaro

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São de Paulo, participa a partir desta terça-feira (26), em Curitiba (PR), dos 11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais, ambos com realização pelo Ministério da Saúde. O órgão conseguiu aprovar quatro trabalhos para serem apresentados nestes eventos.

“Os congressos são uma oportunidade de compartilhar com outras cidades do Brasil o trabalho que nós temos feito na cidade de São Paulo, assim como conhecer as experiências de sucesso de outros municípios no enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/ HIV/AIDS”, comenta Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

Um dos trabalhos aprovados foi sobre a ampliação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) na capital paulista, desenvolvido por Elza Maria Alves Ferreira, consultora técnica do programa municipal. Ela fará uma apresentação oral ao público na próxima quarta (27). Saiba mais sobre a pesquisa no link: goo.gl/zNdaRP.

Outro consultor técnico do programa que obteve aprovação foi Celso Ricardo Monteiro, que abordou a parceria entre a saúde e os terreiros de religiões afro-brasileiras da cidade de São Paulo para a contenção da epidemia do HIV/AIDS. A apresentação oral dele está agendada para sexta-feira (29).

A Juny Kraiczyk, também consultora técnica do programa municipal, vai expor um pôster da pesquisa sobre a prevenção combinada ao alcance de todos. O assunto é, inclusive, o tema deste ano dos dois congressos. A consultora detalha o trabalho dela no link: goo.gl/PKjrZJ.

Mais uma aprovação foi conquistada pela Renata Batisteli de Oliveira, psicóloga e agente de prevenção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guaianases, na zona Leste de São Paulo. A profissional escreveu a respeito da ampliação da acessibilidade e do vínculo à prevenção em populações-chave e prioritárias nas comunidades do bairro, que fica na periferia da capital. Saiba mais: goo.gl/xWSdPU.

Outras participações

Além dos trabalhos aprovados, o Programa Municipal DST/AIDS também estará presente nos Congressos com profissionais em mesas de debate, a convite do Mistério da Saúde.

A coordenadora do PM participará do painel “Acelerando a resposta ao HIV nas cidades para alcançar as metas globais 90-90-90 e as metas de zero estigma e discriminação até 2020”, que acontece na quarta-feira, a partir das 14h30.

Ainda na quarta, Juny Kraiczyk terá presença também na roda de conversa sobre “O papel da comunicação em saúde na prevenção do HIV/AIDS e das ISTs. Desafios e perspectivas”. O encontro será das 16h30 às 17h30.

Kraiczyk atuará ainda na reunião de experiências bem-sucedidas no Brasil sobre “Os grupos que não se reconhecem como grupos”. A atividade ocorre na quinta-feira (28), das 8h30 às 9h30.

A médica e consultora técnica do PM DST/AIDS Rosana Del Bianco participará da mesa redonda que abordará os novos desafios e mudanças na terapia antirretroviral no Brasil. Será das 14h30 às 16h30, também na quinta-feira.

Del Bianco volta ao Congresso no dia seguinte, sexta-feira, das 14h30 às 16h30, na mesa redonda sobre “Tuberculose e integralidade no cuidado: dos determinantes sociais às novas tecnologias”.

Para saber mais sobre os congressos, acesse: hepaids2017.aids.gov.br.

A programação completa está disponível em: goo.gl/pe2Ko7. Acompanhe a cobertura especial dos eventos nas redes sociais do Programa Municipal DST/AIDS (Facebook, Twitter e Instagram – @programadstaids).

collections
Galeria de imagens