Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 17 de Outubro de 2017 | Horário: 18:25
Compartilhe:

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi tema do IV Fórum PAVS Penha

Evento aconteceu no Auditório da STS Penha e contou com a presença de aproximadamente cinquenta profissionais das unidades do território

Por Camila Mayume

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi tema do IV Fórum PAVS (Programa Ambiente Verde e Saudável) Penha, que ocorreu na segunda quinzena de setembro, no auditório da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Penha. Esta é a quarta edição do Fórum, que acontece a cada três meses, e buscou estimular a implantação de práticas de sustentabilidades em órgãos públicos e sensibilizar os profissionais da área de abrangência da importância de desenvolver ações integradas de Saúde e Meio Ambiente. A atividade contou com a presença de cerca de cinquenta profissionais de 21 equipamentos de saúde do território.

O evento foi organizado pela equipe do PAVS, STS Penha e o Centro de Convivência Cooperativa (CECCO) Padre Manoel da Nóbrega e foi conduzido pela bióloga e gestora do PAVS da região, Letícia Silva de Oliveira. Inicialmente, os participantes puderam conferir uma apresentação sobre o PAVS e seus eixos de atuação e, em seguida, sobre a temática da A3P, dividida em cinco eixos. O primeiro eixo destacou o uso racional dos recursos naturais, o combate ao desperdício de papel, de água, de copos plásticos, o consumo de energia, além de apresentar dicas de como manter esse controle no ambiente de trabalho.

Os Agentes de Promoção Ambiental (APA) ainda exibiram os resultados positivos de suas respectivas unidades a partir da adesão à prática da sustentabilidade como o caso da UBS Antônio Estevão de Carvalho, que fez uma parceria com uma gráfica local para confecção de blocos de papel reutilizando papéis.
Outra iniciativa que surtiu resultado positivo foi a da Organização Social de Saúde (PSS) SAS-Seconci, que instalou lâmpadas de LED em alguns equipamentos de saúde que mantêm contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde. No caso da UBS Jardim São Francisco o trabalho em destaque foi a sensibilização de profissionais da unidade sobre o uso de copo retrátil.

O segundo eixo de atuação do PAVS tratou da ‘Gestão Adequada dos Resíduos Gerados’ e enfatizou a importância da implantação da coleta seletiva, que contribui significativamente com a destinação correta e adequada dos resíduos, de modo especial dos resíduos perigosos, resíduos de serviços de saúde, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Neste caso, a SAS-Seconci também informou que constituiu uma comissão na sede que visa implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (PGRSS) nas unidades.

Qualidade de vida e sensibilização

O terceiro eixo do fórum ressaltou a ‘Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho’ e elencou algumas propostas de programas que incentivem atividades de integração e qualidade de vida nas unidades, como oficinas, ginástica laboral, programa de prevenção de riscos ambientais, criação de comissão de prevenção de acidentes e de brigadas de incêndio e outros. A exemplo dessas propostas, as UBS Jardim São Nicolau e a Vila Guilhermina realizam uma feira de troca em que abordam a importância da integração dos trabalhadores e o incentivo do consumo consciente.

A importância de elaborar um plano de capacitação e a formação de uma Comissão Gestora da A3P, bem como a realização de campanha de sensibilização dos trabalhadores foram os destaques do quarto eixo ‘Sensibilização e Capacitação dos Trabalhadores da Unidade’. O tema foi apresentado pela gestora do PAVS Penha, Leticia Silva. Um exemplo dessa iniciativa é o da UBS Dr. Antônio Pires Ferreira Villa Lobo, que faz capacitação de profissionais na unidade e em equipamentos de saúde e realiza reuniões internas para a elaboração de vídeos educativos e criação e fortalecimento das comissões A3P.

Para completar, o quinto eixo temático ‘Licitações Sustentáveis’ preconizou a aquisições de bens e de materiais, contratações de serviços e projetos ambientalmente sustentáveis, como, por exemplo, a compra de papel não clorado ou reciclado, inclusão no contrato de reprografia de impressão de documentos em frente e verso, entre outros.

Após as apresentações, os participantes ainda acompanharam as orientações dos organizadores sobre como funciona a decomposição de copos descartáveis, a distribuição da água e da energia elétrica nas residências da capital. Além disso, assistiram a vídeos educativos feitos pelas unidades do modelo Estratégia Saúde da Família junto com a comissão consciente da A3P. “Os vídeos mostraram os desafios do dia a dia do consumo consciente nas unidades e das situações do cotidiano difíceis de serem abordadas, como o uso consciente do copo descartável”, explica a gestora do PAVS, Letícia Silva.

Como incentivo à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, cada profissional ao final da apresentação recebeu da comissão do fórum um copo retrátil

 

collections
Galeria de imagens