Secretaria Municipal da Saúde
Profissionais de saúde da CRS Oeste terminam capacitação em automassagem
Por Giovana Xavier
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste realizou em 30/11 a última aula de automassagem com a médica acupunturista Regina Satico Omati. O curso, que foi oferecido nos dias 22 e 29, das 13h30 às 17h30; e 23 e 30, das 8h30 às 12h30, visa ampliar e promover as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) nos equipamentos da CRS Oeste.
Baseado nas práticas da Medicina Tradicional Chinesa, a automassagem Tui (empurrar) e Ná (segurar com força) se fundamenta nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos) e guia-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais). Pertencente à medicina tradicional chinesa, esse tipo massagem visa desbloquear a circulação de energia e estimular os canais energéticos sem o uso de agulhas, como ocorre na acupuntura. Deve estar associada a alguma atividade física, preferencialmente ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo.
“A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) data de aproximadamente 4.000 a.C., e compreende uma série de práticas corporais e meditativas como a acupuntura, a dietoterapia (terapia alimentar chinesa), o Tai Chi Chuan, o Lian Gong, entre outras. A automassagem (Tui Ná) também faz parte da MTC, e é muito importante porque se comunica com os órgãos internos, harmonizando o corpo como um todo, do interior para o exterior, porém é pouco difundida nas unidades”, explica Regina.
Os benefícios e as contraindicações
O Tui Ná, além de promover o bem-estar físico e mental, também auxilia na prevenção de doenças. Segundo a doutora Regina, as massagens feitas ao redor dos olhos, que são pontos de acupuntura, são recomendadas para idosos, crianças e adolescentes, pois previnem a miopia. Já as realizadas na região do nariz, servem para a prevenção da gripe e da rinite e para melhorar a respiração.
“Estresse, cansaço visual, cefaleia e insônia são alguns males que ela ajuda a prevenir, mas é contraindicada para gestantes, pois dependendo da área massageada pode gerar contrações. Também não deve ser feita por pacientes com câncer ou infecções, porque pode espalhar a doença para outras partes do corpo”, esclarece Regina, que alerta: “para quem sofre com dores crônicas não é aconselhável pressionar o local, pois acaba intensificando a dor”.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a depressão será o grande mal do século. A MTC busca o equilíbrio entre o corpo e a mente. A pessoa que pratica atividade física consegue ter autonomia, mesmo com algumas doenças crônicas, daí a importância de promover as PICs, deixando à disposição um leque de oportunidades”, finaliza Regina.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk