Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 8 de Maio de 2018 | Horário: 16:20
Compartilhe:

Curso de Agente Comunitário de Saúde da zona Sul forma primeira turma

Capacitação para qualificar todos os agentes comunitários da região acontecerá de forma gradual nos próximos meses

Por Taynara Carmo

O Curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS) da zona Sul formou sua primeira turma nesta terça-feira (8). Foram quatro encontros presenciais realizados entre abril e março que somaram 32 horas de aulas no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS) Sul, e oito horas de trabalhos de dispersão dentro da unidade de origem, onde os agentes discutiram com suas equipes os aprendizados obtidos em sala de aula.

Alguns conceitos debatidos foram: equidade, controle social, descentralização, regionalização e universalização. Essas diretrizes serviram para ampliar o olhar do agente comunitário e sensibilizá-lo para a individualidade de cada caso, como explica a facilitadora Maria Laura Deorsola: “A ideia é montar um plano de cuidado que priorize o indivíduo e considere que cada caso deve ser tratado de maneira particular, cada paciente tem sua necessidade específica”, afirmou.

Ao longo dos encontros, cada ACS contou sobre a realidade de seu território, trocando ideias e discutindo ações positivas a serem tomadas para fortalecer o vínculo com o usuário da UBS. O agente comunitário Vitor Souza de Araújo, da UBS Novo Horizonte, opinou sobre as funções de um ACS: “A visita ao usuário não é somente anotar dados em uma folha. É muito mais do que isso. O agente precisa ter um olhar diferenciado para entender a necessidade essencial de cada família e tentar solucionar os problemas dos integrantes daquele lar”.

Na aula de encerramento foram relembrados os conceitos e aprendizados dos encontros anteriores. Os capacitadores do curso discutiram com os ACSs quais são os diálogos necessários quando o trabalhador entra na casa de um usuário, o que deve ser verificado e quais os procedimentos corretos a tomar em diferentes casos.

Próximos passos

A primeira turma serviu como piloto para testar a metodologia utilizada e aprimorar ainda mais as aulas. Os capacitadores que aplicarão o curso em outras Supervisões Técnicas de Saúde (STS) participaram dos encontros no intuito de analisar a metodologia aplicada e modificar de acordo com a realidade de cada território.

O Curso de Agente Comunitário de Saúde vem acontecendo em toda a capital paulista. Na zona Sul, a proposta é criar 141 turmas, com 30 participantes cada, distribuídas em todas as Supervisões Técnicas de Saúde do território.

 

collections
Galeria de imagens