Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 1 de Agosto de 2018 | Horário: 12:54
Compartilhe:

Terminal de ônibus de Sapopemba recebe teste rápido de diagnóstico de hepatites virais

Ação ocorreu em celebração ao Julho Amarelo, mês de combate à doença.

Camila Mayume e Rosângela Rosendo

Profissional de saúde faz testes rápidos de diagnóstico de hepatites virais no terminal de ônibus Sapopemba

Quem circulou pelo terminal de ônibus Sapopemba na última quinta-feira (26/7) pôde conferir uma grande ação educativa e de prevenção às hepatites virais, envolvendo profissionais e serviços de saúde da região. Na ocasião, foi disponibilzado à população o teste rápido diagnóstico (TRD) de hepatites virais (B e C), HIV e sífilis. Promovida para marcar o Julho Amarelo, mês de combate à doença, a atividade ocorreu das 14h às 18h, período em que a equipe de saúde realizou 60 testes.

A atividade é resultado de uma parceria conjunta de diversos equipamentos de saúde da região de Sapopemba, com destaque para a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Vila Prudente Sapopemba, Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente Sapopemba, Serviços de Atendimento Especializado (SAE) Vila Prudente e Betinho, UBS Iaçapé, Teotônio Vilela, Fazenda da Juta II, Pastoral, Mascarenhas de Moraes, Jardim Sinhá, Reunidas I e II e Califórnia. A ação ainda teve apoio do Programa Municipal DST/AIDS, que disponibilizou e instalou a unidade móvel do serviço no local, e da SPTrans, responsável pelo terminal.

Por ser de simples execução fora de ambiente laboratorial e de fácil interpretação por profissionais capacitados, o TRD facilita o acesso ao tratamento e medidas de prevenção para populações mais vulneráveis, inclusive para gestantes durante o pré-natal.

Aline Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da UVIS Vila Prudente Sapopemba, explica que devido ao espaço e tempo limitados, foi necessário restringir o número de senhas durante a ação. “Das 80 senhas distribuídas, 20 pessoas não puderam aguardar a realização do TRD, pois tinham horário para pegar o ônibus ou outro compromisso. Mas mesmo assim conseguimos realizar 60 testes”, comemora Aline, ao enfatizar que a população aprovou e pediu para que a ação fosse feita mais vezes.

Durante o tempo que permaneceram no terminal, os cerca de 30 profissionais de saúde envolvidos na ação conseguiram abordar cerca de 2.850 pessoas a partir da distribuição de panfletos informativos sobre hepatites virais, HIV, sífilis, a profilaxia pré-exposição e a profilaxia pós-exposição, preservativos masculino e feminino e lubrificante. Em todos esses materiais constavam os endereços e telefones dos Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS do município.

Para completar, ao menos 210 pessoas também participaram do “Túnel das Sensações”, dinâmica em que os agentes de prevenção trabalharam com a questão do tato, principalmente no que diz respeito ao uso do preservativo não interferir nas “sensações” durante uma relação sexual.

collections
Galeria de imagens