Secretaria Municipal da Saúde
Terminal de ônibus de Sapopemba recebe teste rápido de diagnóstico de hepatites virais
Camila Mayume e Rosângela Rosendo
Quem circulou pelo terminal de ônibus Sapopemba na última quinta-feira (26/7) pôde conferir uma grande ação educativa e de prevenção às hepatites virais, envolvendo profissionais e serviços de saúde da região. Na ocasião, foi disponibilzado à população o teste rápido diagnóstico (TRD) de hepatites virais (B e C), HIV e sífilis. Promovida para marcar o Julho Amarelo, mês de combate à doença, a atividade ocorreu das 14h às 18h, período em que a equipe de saúde realizou 60 testes.
A atividade é resultado de uma parceria conjunta de diversos equipamentos de saúde da região de Sapopemba, com destaque para a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Vila Prudente Sapopemba, Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente Sapopemba, Serviços de Atendimento Especializado (SAE) Vila Prudente e Betinho, UBS Iaçapé, Teotônio Vilela, Fazenda da Juta II, Pastoral, Mascarenhas de Moraes, Jardim Sinhá, Reunidas I e II e Califórnia. A ação ainda teve apoio do Programa Municipal DST/AIDS, que disponibilizou e instalou a unidade móvel do serviço no local, e da SPTrans, responsável pelo terminal.
Por ser de simples execução fora de ambiente laboratorial e de fácil interpretação por profissionais capacitados, o TRD facilita o acesso ao tratamento e medidas de prevenção para populações mais vulneráveis, inclusive para gestantes durante o pré-natal.
Aline Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da UVIS Vila Prudente Sapopemba, explica que devido ao espaço e tempo limitados, foi necessário restringir o número de senhas durante a ação. “Das 80 senhas distribuídas, 20 pessoas não puderam aguardar a realização do TRD, pois tinham horário para pegar o ônibus ou outro compromisso. Mas mesmo assim conseguimos realizar 60 testes”, comemora Aline, ao enfatizar que a população aprovou e pediu para que a ação fosse feita mais vezes.
Durante o tempo que permaneceram no terminal, os cerca de 30 profissionais de saúde envolvidos na ação conseguiram abordar cerca de 2.850 pessoas a partir da distribuição de panfletos informativos sobre hepatites virais, HIV, sífilis, a profilaxia pré-exposição e a profilaxia pós-exposição, preservativos masculino e feminino e lubrificante. Em todos esses materiais constavam os endereços e telefones dos Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS do município.
Para completar, ao menos 210 pessoas também participaram do “Túnel das Sensações”, dinâmica em que os agentes de prevenção trabalharam com a questão do tato, principalmente no que diz respeito ao uso do preservativo não interferir nas “sensações” durante uma relação sexual.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk