Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 29 de Março de 2019 | Horário: 17:42
Compartilhe:

Boa alimentação previne doenças crônicas

Saúde oferece orientações sobre educação alimentar em unidades da rede municipal

Por Maria Lúcia Nascimento

Há décadas o padrão de consumo alimentar tem passado por profundas mudanças. Em São Paulo, com a correria imposta pelo dia a dia, as pessoas muitas vezes se esquecem da importância dos alimentos para a Saúde. Por isso, neste 31 de março, Dia da Saúde e Nutrição, a Secretaria Municipal da Saúde alerta a população sobre a importância dos hábitos saudáveis no consumo de alimentos.

“Segundo dados da SMS, 49,5% da população está em risco por excesso de peso, que tem grande impacto principalmente nas doenças crônicas”, adverte Daniela Wenzel, do Grupo responsável pela Área Técnica de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Condição indispensável no fornecimento de nutrientes para realização das funções vitais do organismo, a alimentação saudável deve ser estimulada desde a gestação, quando a mãe já orientada a adotar uma alimentação equilibrada e saudável. “É o momento em que deve ser incentivada a importância do aleitamento materno, alimento essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil, com reflexos positivos para a vida adulta”, explica Daniela.

Cada nutriente tem sua função essencial de atuação no organismo. A composição do cardápio deve conter alimentos variados, em quantidade e qualidade adequadas, preferencialmente da safra, tendo como base alimentos in natura. “Deve ser explorado na culinária local, principalmente, o consumo de frutas, verduras e legumes; fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água”, esclarece a especialista.

A mudança de hábitos em geral, não é fácil. Com o estilo de vida acelerado de uma grande cidade, onde é alto o consumo de produtos ultraprocessados pela população, mais desafiadora se torna a mudança de hábitos alimentares. “O reflexo na saúde é imediato: alta prevalência de hipertensão arterial, diabetes, vários tipos de câncer, dislipidemias, problemas cardiovasculares e obesidade. São patologias que poderiam ser evitadas ou minimizadas e controladas com uma boa alimentação”, alerta Daniela.

A Rede Municipal de Saúde oferece ao munícipe assistência nutricional pelo SUS, por meio de atividades de Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caso seja necessária uma avaliação mais detalhada, acompanhamento e tratamento individualizado o munícipe é encaminhado pela UBS para a consulta com o profissional nutricionista.


Dicas e atitudes para uma dieta regular e equilibrada

A necessidade nutricional diária de um indivíduo pode variar conforme o estilo de vida, tipo de trabalho, composição física, idade e gênero. O importante é fortalecer a educação alimentar e nutricional, estimulando a consciência alimentar. Uma dica é seguir os dez passos para uma alimentação adequada e saudável, do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde:

1. Preferir alimentos in natura como base da alimentação e cuidar com atenção da higienização;

2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos;

3. Limitar o consumo de alimentos processados;

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;

6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;


8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
 

Para saber mais:

Guia alimentar para a população Brasileira - Ministério da Saúde

 

collections
Galeria de imagens