Secretaria Municipal da Saúde
São Paulo entre as três vencedoras do Prêmio “Cidade Amiga dos Animais”
Evento "Adota SP" realizado em junho no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
São Paulo é a terceira Cidade Amiga do Animal no mundo. Os vencedores do prêmio criado pela organização World Animal Protection, que reconhece as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com populações de cães e gatos, foram anunciados nesta quinta-feira (25). A cidade de São Paulo ficou atrás apenas de Bogotá (Colombia) e Conselheiro Lafaiete (MG) e receberá uma placa de reconhecimento por suas ações.
O prêmio “Cidade Amiga dos Animais” é parte do programa Animais em comunidades da Proteção Animal Mundial e conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).
São Paulo fez grandes avanços no manejo de populações de cães e gatos. Em parceria com clínicas veterinárias credenciadas, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, escolas e unidades móveis de esterilização e educação em saúde, somado à estratégias multidisciplinares e novos protocolos de atuação a capital paulista têm desenvolvido um trabalho pautado em políticas públicas permanentes e sustentáveis.
Gatil do prédio da COSAP com gatos disponíveis à adoção
Em 2001, após décadas de uso de métodos ineficazes e cruéis para controle de animais, a cidade implantou o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que esteriliza gratuitamente cerca de 100.000 animais todos os anos, tendo, ao longo do Programa, castrado mais de um milhão de animais, entre cães e gatos. A prefeitura também oferece esterilização cirúrgica para animais tutelados por protetores cadastrados no “Programa de Apoio ao Protetor Independente”.
Os tutores de cães e gatos contam, ainda, com o atendimento clínico e cirúrgico gratuito em dois hospitais veterinários públicos (com previsão de ampliação do serviço) e cinco unidades móveis de esterilização cirúrgica.O serviço é destinado à população carente da cidade.
Os animais comunitários estão protegidos na cidade desde 2008 e programas de controle da população de gatos ferais, assim como monitoramento e controle dos animais em áreas de interesse à saúde foram implementados. Em relação à comunidade, o governo paulistano é pioneiro em questões como guarda responsável na educação infantil, tendo criado o Projeto Escola Amiga dos Animais. Oferece, também, atendimento a acumuladores de animais por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, veterinários e outros profissionais.
Nas áreas indígenas e de preservação, a prefeitura realiza o monitoramento, controle reprodutivo, programas de saúde veterinária preventiva e cuidados sanitários dos animais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk