Secretaria Municipal da Saúde
Estação Corinthians-Itaquera do metrô tem distribuição de preservativos
Por Thiago Pássaro
As camisinhas gratuitas chegaram em mais uma estação da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô): Corinthians-Itaquera. A parada de trem agora conta com dois enormes displays, com capacidade de mais de 14 mil preservativos cada um. Em média, quase 1 milhão de pessoas circulam diariamente pela estação, de acordo com os dados mais recentes do Metrô, o que a torna uma das 10 paradas de trem mais movimentadas de toda a rede metroviária.
“A estação Corinthians-Itaquera é estratégica não só pelo volume de usuários que passam ali todos os dias, mas também por estar localizada próxima ao extremo leste da cidade. É mais um local alternativo de acesso às camisinhas para além das unidades de saúde e terminais de ônibus da região”, diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador em exercício do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.
Com a instalação dos dispensadores em Itaquera, agora são 35 estações com preservativos gratuitos à disposição da população na rede metroviária. Trata-se de uma parceria entre o PM DST/Aids, a Companhia do Metropolitano de São Paulo e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que administram respectivamente as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
A parceria começou em abril de 2018, quando o primeiro display de camisinhas chegou à estação República, da Linha 4-Amarela. Ao longo do ano passado, os preservativos foram expandidos para todas as paradas de trem das linhas 4 e 5. Em julho de 2019, foi a vez de sete estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha receberem as camisinhas gratuitas.
Em toda essa trajetória de aproximadamente um ano e meio, mais de 11 milhões de preservativos já foram distribuídos nas estações de metrô de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk