Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019 | Horário: 11:54
Compartilhe:

Capela do Socorro ganha nova Unidade de Saúde

UBS Jardim Lucélia, inaugurada nesta quarta-feira (30), terá capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos mensais

#PraCegoVer: Fachada da UBS Jardim Lucélia, com algumas pessoas na entrada do prédio.

Os munícipes da região da Capela do Socorro, zona Sul de São Paulo, contam a partir desta quarta-feira (30) com mais um equipamento da rede municipal de saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Lucélia será gerenciada pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF) e atende à demanda da população da área de abrangência da unidade, estimada em 24 mil moradores.

Com equipe formada por 86 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), a nova UBS terá capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês, incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.

O investimento na atenção primária também era uma solicitação local, que com o acréscimo das equipes de ESF da UBS Jardim Lucélia, passa de 57% para 63% de cobertura do programa na região da Capela do Socorro, o que representa 115 equipes atendendo no território. O modelo é baseado no trabalho de equipes multidisciplinares com objetivo de promover a aproximação da unidade com a comunidade, desenvolvendo ações de acordo com as necessidades locais.

"Com essa entrega de hoje, nós conseguimos ocupar um vazio de assistência muito grande e importante aqui no Grajaú. Inauguramos a UBS Anchieta há mais ou menos 3 meses e agora com o Lucélia, a gente redistribui a população que precisa de atendimento médico na região", destaca o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido dos Santos.

#PraCegoVer: Foto da sala de espera da UBS, com algumas cadeiras no saguão e na parede um painel com uma imagens de um parque com plantas e o nome da unidade. Ao fundo, há alguns médicos e profissionais da UBS Jardim Lucélia.

Além do médico generalista, enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem, cada equipe da unidade terá seis agentes comunitários de saúde (ACS), que tem função essencial nas ações no território e estimativa de realizar uma média de 7,2 mil visitas mensalmente. Outros 2,1 mil procedimentos odontológicos poderão ser atendidos pelas três equipes de Saúde Bucal instaladas na UBS.

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência. Com a entrega desta unidade, o município de São Paulo totaliza 468 UBSs em toda a capital.

Serviço:
UBS Jardim Lucélia
Rua Carlos Barbosa dos Santos, 895
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

collections
Galeria de imagens