Secretaria Municipal da Saúde
Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem exalta a linha de frente da covid-19
O 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, nesse ano tem um significado maior para quem fez a escolha por atuar diretamente na assistência dos pacientes, atendendo as necessidades e desenvolvendo uma proximidade que cria vínculos, sobretudo num momento como o que a pandemia pelo coronavírus desafia a saúde no mundo todo.
Atuando na linha de frente da covid-19, os técnicos e auxiliares zelam pelas vidas que chegam diariamente nas unidades da rede municipal, preparadas para suprir a demanda gerada pela pandemia.
Neste dia a dia tem a coleta de exames, administração de medicação, a higiene rotineira dos pacientes, monitoramento e controle do estado geral dos pacientes, sobretudo dos que têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
O técnico de enfermagem no Hospital Dia da Rede Hora Certa São Mateus, Samuel Aparecido dos Santos, diz que a função é uma descoberta. “Trabalhar fazendo o que gosto, ver a melhora dos pacientes é muito gratificante. É única a sensação de saber que se está ajudando pessoas.”
Samuel dos Santos devidamente equipado para mais um dia de trabalho
Foto: Arquivo Pessoal
Na UBS Moinho Velho I, Fabia de Sousa Oliveira, revela a realidade que pandemia trouxe. “Estamos trabalhando apreensivos, mas seguimos demonstrando nosso amor. Há uma guerra contra a covid-19 e nós estamos juntos para sairmos dessa.”
Apesar do cansaço, Fábia Oliveira mantém o sorriso no rosto
Foto: Arquivo Pessoal
Técnica em enfermagem, atuando como auxiliar na UBS Jardim Orion/Ganhembu, Cristiane Santos Lima também deposita no amor ao próximo a motivação para esse momento. “Por atuar na linha de frente também somos vulneráveis, temos famílias e sentimos medo, mas o respeito e o amor pelas pessoas e pela profissão que escolhemos nos dá forças.”
Cristiane em mais um dia de trabalho na UBS Jardim Orion/Ganhembu
Foto: Arquivo Pessoal
A técnica de enfermagem da UBS Bom Retiro, Everlene Rodrigues Gonçalves, acredita que a pandemia despertou o que estava adormecido. “O lado positivo de trabalhar nesse cenário é que recebemos o devido reconhecimento, além da nossa união para sairmos desse momento complicado."
Everlene sorri em mais um dia de trabalho
Foto: Arquivo Pessoal
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk