Secretaria Municipal da Saúde
Região central ganha nova UPA para atendimento à população
Obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro estão em andamento, com previsão de conclusão em 12 meses
Fotos: Edson Hatakeyama
A Prefeitura da Cidade de São Paulo visitou nesta quinta-feira (23), as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, na região central. A unidade terá funcionamento 24 horas, anexa ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Quando finalizada, dentro de 12 meses como previsto em contrato, o acesso à unidade será separado do HSPM, que voltará a atender exclusivamente a servidores públicos municipais e dependentes. Nesse momento em que as obras acontecem, o atendimento do HSPM segue normalmente. A reforma e ampliação recebem investimentos de R$ 3.976.185,02, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Programa Avança Saúde.
Portas abertas para mais de 33 mil atendimentos por mês
A UPA Vergueiro contará com 394 colaboradores e a gestão será de uma Organização Social de Saúde (OSS).
Serão 78 salas, 22 leitos de observação, sendo dois infantis. Além disso, quatro leitos serão preparados para emergências e três para isolamento, dos quais dois infantis. A UPA também oferecerá sala de curativo, sala de medicação, inalação, sala de atendimento odontológico, psiquiatria 24h, raio-x, eletrocardiograma e laboratório de exames. A unidade funcionará com portas abertas e a estimativa é de cerca de 33.560 atendimentos/mês.
A Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências, que tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk