Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 6 de Agosto de 2020 | Horário: 17:35
Compartilhe:

CAPS Álcool e Drogas Jardim São Luiz ganha novas instalações e amplia atendimento

Unidade na zona sul de São Paulo também contará com um Suporte Avançado de Vida (SAV) do SAMU

Marcos Gomes Ribeiro Neto, 46 anos, recebe atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Jardim São Luiz há um ano e meio. Nesta quinta-feira (6), ele acompanhou a entrega nas novas instalações da unidade, inauguradas pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O CAPS Jardim São Luiz fazia parte da categoria AD II e foi reclassificado para AD III, o que garante serviço ambulatorial de atenção contínua e funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Além disso, a capacidade de atendimento passa a ser de 300 pacientes por mês.

#PraCegoVer: foto de uma pessoa do sexo masculino, apoiado numa mesa, colorindo um desenho. Sobre a mesa há um pote com canetinhas coloridas

Fotos: Edson Hatakeyama

 

A unidade é a primeira a contar com um Suporte Avançado de Vida (SAV) do Samu, com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e um condutor. Prioritariamente, serão atendidos casos relacionados à saúde mental, mas outras ocorrências também serão recebidas.

Dependente químico há 30 anos, Ribeiro Neto conta como o CAPS mudou sua vida. “Conheço o CAPS desde 1997, mas aqui no Jardim São Luiz venho há um ano e seis meses. Vem funcionando para mim, é onde eu crio estratégias para não manter o uso frequente, a minha preferência hoje é parar de usar. Por mais que eu tenha recaídas está funcionando. A meta que coloquei pra minha vida é liquidar o uso (do crack)", conta.

Foto do dormitório, onde é possível observa quatro camas, o aparelho de ar condicionado e a porta do banheiro aberta

 

Reformada, a unidade continuará assistindo pacientes da área de saúde mental e dependência química, como acolhimentos, atendimentos a familiares, atividades individuais e coletivas, suspensas no momento por conta da pandemia.

Flávio Cruz da Silva, 35 anos, e Ulisses Brito Ferreira Filho, 64 anos, são frequentadores do CAPS São Luiz e fazem tratamento para o alcoolismo. Eles ressaltam a atenção recebida dos profissionais e como o acompanhamento tem ajudado na batalha contra o vício. “Eles tratam a gente muito bem, pra mim a minha casa é aqui”, diz Ulisses, atendido pelo CAPS há um ano e meio. Flávio, que frequenta a unidade desde setembro de 2019, conta que com a ajuda dos profissionais está conseguindo parar de beber.

Foto do jardim do Centro de Atenção Psicossocial Jardim São Luiz

 

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, para acolhimento externo e outras atividades, e, de segunda a segunda, para pacientes inseridos na hospitalidade noturna. O CAPS São Luiz fica na Rua Luciano Silva, 179, Vila das Belezas, zona sul, São Paulo.

 

 

collections
Galeria de imagens