Secretaria Municipal da Saúde
CAPS Álcool e Drogas Jardim São Luiz ganha novas instalações e amplia atendimento
Marcos Gomes Ribeiro Neto, 46 anos, recebe atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Jardim São Luiz há um ano e meio. Nesta quinta-feira (6), ele acompanhou a entrega nas novas instalações da unidade, inauguradas pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O CAPS Jardim São Luiz fazia parte da categoria AD II e foi reclassificado para AD III, o que garante serviço ambulatorial de atenção contínua e funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Além disso, a capacidade de atendimento passa a ser de 300 pacientes por mês.
Fotos: Edson Hatakeyama
A unidade é a primeira a contar com um Suporte Avançado de Vida (SAV) do Samu, com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e um condutor. Prioritariamente, serão atendidos casos relacionados à saúde mental, mas outras ocorrências também serão recebidas.
Dependente químico há 30 anos, Ribeiro Neto conta como o CAPS mudou sua vida. “Conheço o CAPS desde 1997, mas aqui no Jardim São Luiz venho há um ano e seis meses. Vem funcionando para mim, é onde eu crio estratégias para não manter o uso frequente, a minha preferência hoje é parar de usar. Por mais que eu tenha recaídas está funcionando. A meta que coloquei pra minha vida é liquidar o uso (do crack)", conta.
Reformada, a unidade continuará assistindo pacientes da área de saúde mental e dependência química, como acolhimentos, atendimentos a familiares, atividades individuais e coletivas, suspensas no momento por conta da pandemia.
Flávio Cruz da Silva, 35 anos, e Ulisses Brito Ferreira Filho, 64 anos, são frequentadores do CAPS São Luiz e fazem tratamento para o alcoolismo. Eles ressaltam a atenção recebida dos profissionais e como o acompanhamento tem ajudado na batalha contra o vício. “Eles tratam a gente muito bem, pra mim a minha casa é aqui”, diz Ulisses, atendido pelo CAPS há um ano e meio. Flávio, que frequenta a unidade desde setembro de 2019, conta que com a ajuda dos profissionais está conseguindo parar de beber.
A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, para acolhimento externo e outras atividades, e, de segunda a segunda, para pacientes inseridos na hospitalidade noturna. O CAPS São Luiz fica na Rua Luciano Silva, 179, Vila das Belezas, zona sul, São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk