Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura entrega primeira obra do Avança Saúde com recursos do BID
A primeira obra do Programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo (Projeto Avança Saúde São Paulo) foi entregue nesta sexta-feira (7), na zona Norte de São Paulo. A AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera é a primeira das 150 obras previstas na capital com recursos do empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no total de US$ 100 milhões.
Fotos: Edson Hatakeyama
Após cinco meses de obras, a unidade ganhou mais consultórios (passou de 10 para 15) e recebeu melhorias na acessibilidade, como comunicação tátil para pessoas com deficiência. A reforma incluiu ainda fraldário, ampliação da sala de odontologia, adequações na sala de emergência e reformulação do estacionamento, além de melhorias estruturais como pintura, troca de piso, portas e batentes e manutenção da rede hidráulica e elétrica.
A UBS Parque Anhanguera beneficia cerca de 30 mil moradores da região por meio do atendimento no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF), realizando em média atendimento a 350 pacientes/dia.
As melhorias na unidade já são notadas pela população que usa os serviços. Irani Gomes Santos, 57 anos, e Sandra Maria Correia, 53 anos, amigas e moradoras do Parque Anhanguera há mais de 20 anos, compartilham a alegria de ter uma AMA/UBS tão perto de casa. “Muita gente tinha que pegar ônibus e trem para poder conseguir ser atendido. Agora podemos vir aqui a qualquer hora e somos atendidas”, disse Irani. Para Sandra, com a reforma a unidade “ficou muito mais bonita e muito melhor para atender à população.”
Sobre o Avança Saúde SP
Parcialmente financiado com recursos do (BID), o Programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo (Projeto Avança Saúde São Paulo) da Prefeitura possui mais de 40 obras em andamento na capital, sendo que 28 delas devem ser entregues ainda em 2020. Ao total, serão realizadas 150 obras entre reformas, ampliações e construções. O município entrou com uma contrapartida de US$ 100 milhões para investir na melhora das condições de acesso e aprimorar a qualidade de serviços municipais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da capital paulista.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk