Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 | Horário: 12:09
Compartilhe:

UBS Chácara Santa Maria é revitalizada e inclui atendimento odontológico

Um investimento de cerca de R$ 600 mil foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde para a implantação dos consultórios odontológicos na unidade do Jardim Ângela

Um paciente com camisa jeans está sentado na cadeira de dentista. Em pé na frente dele, a dentista segura um molde de uma boca e uma escova de dentes. Atrás dela está a assistente. Ambas estão de jaleco branco, toca e máscara

Com novo consultório odontológico, UBS Chácara Santa Maria poderá absorver a maior parte das demandas de saúde bucal na região (Foto: Edson Hatakeyama)

 

Localizada no Jardim Ângela, a UBS Chácara Santa Maria agora oferece serviço de odontologia à população da zona sul da capital. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estima-se que 1.600 usuários da região necessitam de atendimento bucal, conforme os encaminhamentos de demandas que eram feitos pela própria UBS a outras unidades do entorno.

A unidade, na região do M’Boi Mirim, está numa área de abrangência que supera 17 mil pessoas e com mais de 5.600 famílias. Sua capacidade de atendimento, por mês, é de 6 mil visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde, 2.080 consultas médicas, 780 consultas de enfermagem, 384 consultas odontológicas e 1.344 procedimentos odontológicos.

A partir das novas instalações, a maior parte dessas solicitações deverá ser absorvida pela própria unidade. Em toda a região do M’Boi Mirim são, atualmente, 67 equipes de saúde bucal. Um investimento de cerca de R$ 600 mil foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde para a implantação dos consultórios odontológicos.

A reforma da unidade também vai melhorar o entorno com a canalização de um córrego que alagava na época das chuvas.

Entrada da UBS Chácara Santa Maria, com paredes brancas e azuis, ao fundo, entre um caminho com plantas dos dois lados. Duas pessoas estão paradas na entrada

A UBS Santa Maria está construída em uma chácara rica em área verde na zona sul da capital (Foto: Edson Hatakeyama)

 

Construída em uma chácara rica em área verde, a UBS Santa Maria possui dois pisos ligados por rampa de acesso. A unidade também recebeu adequações estruturais, como a estruturação de toda a parte elétrica e cabeamento apropriado para prontuário eletrônico, troca do telhado, colocação de dois portões e instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas.

O equipamento oferece assistência médica de atenção básica, como consultas individuais de Saúde da Família (clínica geral, atendimento a pacientes de 0 a 2 anos, cuidados com idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes), grupos educativos e/ou terapêuticos, vigilância epidemiológica, atividades físicas, visitas e consultas domiciliares, curativos, vacinas, aferições de pressão arterial, glicemia capilar, inalação, recepção técnica acolhedora, exame preventivo de câncer de colo uterino, coleta de exames laboratoriais e farmácia.

A revitalização não causou nenhum tipo de paralisação ou interrupção nos serviços prestados. Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a unidade atua com prontuário eletrônico e possui painéis de atendimento, para melhor direcionamento e conforto dos usuários.

A UBS Chácara Santa Maria é administrada sob contrato de gestão pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) e atua com diversos programas, como Mãe Paulistana, Oxigenoterapia, Programa de Auto Monitoramento Glicêmico (PAMG), inúmeros grupos educativos e Núcleo de Prevenção à Violência.

collections
Galeria de imagens