Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo tem novo comando em secretarias executivas
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) tem novo corpo de secretários no comando de suas atividades setoriais. A pasta segue capitaneada pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, que terá como secretário-adjunto o médico Luiz Carlos Zamarco.
Servidor público desde 1987, Zamarco é pediatra e ocupou diversos cargos de gestão e coordenação hospitalar, sendo inclusive superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) entre 2019 e 2020.
Com mais de 30 anos de atuação na saúde do município, Sandra Sabino Fonseca, que era coordenadora da Gestão de Saúde na Coordenadoria Regional Sul, ocupa agora a função de secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.
A Atenção Básica será coordenada por Marcia Maria Cerqueira de Lima. Dentista, Marcia atua no município desde 2004 em cargos de gestão na Coordenadoria Regional Leste e, desde 2019, presta serviços na assessoria de Atenção Básica da SMS.
Eles substituem respectivamente Edjane Torreão Brito, Maria Cristina Honório e Ivanilda Argenau Marques, que tiveram papel fundamental na estruturação do plano de ações de combate à pandemia da Covid-19 na capital paulista.
QUEM É QUEM
Dr. Luiz Carlos Zamarco, secretário-adjunto
Formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Saúde Pública e em Administração Hospitalar, com especialização em Pediatria Clínica pelo Instituto da Criança Professor Pedro de Alcântara/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Iniciou a carreira na Pediatria no Hospital Pérola Byington, Cruzada Pró-lnfância e desde 1987 é médico pediatra da Prefeitura do Município de São Paulo, tendo ocupado durante a trajetória profissional diversos cargos na área hospitalar: chefe de seção técnica no Pronto Atendimento Juscelino (São Paulo); diretor do Pronto-Socorro e da Divisão Médica do Hospital Geral de Guaianases (São Paulo); coordenador do Serviço de Neonatologia da Santa Casa de Suzano; diretor clínico e diretor de departamento técnico no Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio (São Paulo); diretor de departamento técnico no Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula (São Paulo) e diretor do departamento de gestão hospitalar da Autarquia Hospitalar Municipal da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, coordenando todos os hospitais municipais na cidade de fevereiro de 2017 até abril de 2019, quando assumiu o cargo de superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), até agosto de 2020. Após esse período, esteve como secretário-executivo adjunto da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar da SMS. Durante o funcionamento dos hospitais municipais de campanha contra a Covid-19, em 2020, foi coordenador do Núcleo de Assistência Hospitalar do Comitê de Coronavírus da SMS.
Sandra Sabino Fonseca, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde
Com 55 anos de idade, tem mais de 30 anos de experiência na gestão de saúde na Prefeitura de São Paulo, tendo exercido funções de Gerente de Unidade de Saúde, Supervisora da Região Sul e Coordenadora da Gestão de Saúde na Coordenadoria Regional Sul. Iniciou a carreira como nutricionista após formar-se, em 1988, pela Universidade São Camilo, onde também concluiu a graduação em Ciências Biológicas, em 1999. Especializada em Saúde Pública, em 1992, pelo Centro Universitário São Camilo e em Gestão Pública, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2003), tem formação em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS em Saúde Pública, pelo Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores. Destaca-se por sua sólida experiência na gestão de saúde e colaborações relevantes nas implantações do SUS e do Programa de Saúde da Família (PSF) na cidade de São Paulo.
Marcia Maria Cerqueira de Lima, coordenadora de Atenção Básica
Cirurgiã dentista, graduou-se em 1998 pela Faculdade de Odontologia da USP, onde em 2002 terminou especialização em Odontopediatria. Tem 45 anos e a carreira na Prefeitura de São Paulo teve início em 2004, quando iniciou como dentista da UBS Vila Chabilândia, em Guaianases (Coordenadoria Regional de Saúde Leste). Em 2007, assumiu a gerência da Unidade e, desde então, ocupa cargos de gestão. Em 2008, foi gerente da UBS Jardim São Pedro, em Itaquera, e em 2013 assumiu a gerência na UBS Itaquera. Em 2014, foi para a Assessoria Técnica na Supervisão Técnica de Saúde Itaquera, onde, em 2018, assumiu como Supervisora Técnica. Em abril de 2019, já na Secretaria Municipal de Saúde, passou a compor a equipe de Saúde Bucal na Atenção Básica. Em agosto do mesmo ano, atuou na assessoria do gabinete da Atenção Básica. Desde outubro de 2020, responde pela Coordenadoria da Atenção Básica, tendo como principal desafio proporcionar a integração das equipes em todos os níveis, desde a Secretaria até as Unidades, onde as diretrizes e políticas de atenção à saúde se materializam e proporcionam o cuidado e assistência à população.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk