Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2021 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Idosos com 90 anos ou mais começam a ser vacinados contra a Covid-19 na capital

Campanha de imunização segue neste sábado (6) nas 82 AMAs/UBSs Integradas do município

Idosa segura o comprovante da vacinação contra a Covid-19. Ela está de máscara e usa vestido estampado

Idosa segura o comprovante de vacinação contra a Covid-19 após receber a dose do imunizante na UBS Santo Amaro (Foto: Alexandre Moreira)

 

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) começou a vacinar os idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19 nesta sexta-feira (5). A campanha para imunizar as 32.837 pessoas nessa faixa etária que começaria na segunda-feira (8) foi antecipada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Neste sábado (6) a vacinação terá continuidade nas 82 AMAs/UBSs Integradas do município, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser acessados clicando aqui.

Nesta etapa do Plano Municipal de Imunização (PMI), também teve início a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de idosos que tiverem restrição de mobilidade. O prefeito, Bruno Covas, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanharam a vacinação na UBS Santo Amaro.

VEJA OS ENDEREÇOS DAS AMAS/UBSs INTEGRADAS

Na segunda-feira, além de todas as 468 unidades da rede municipal de saúde, também serão disponibilizados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em três Centros Escola do município. Nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros Escola, a vacinação acontece das 7h às 19h. Já nos postos drive-thru, os idosos podem ser vacinados entre 8h e 17h.

“A previsão era iniciar a vacinação a partir do dia 8 para o público com 90 anos ou mais. Mas com a distribuição antecipada das vacinas, nós também antecipamos o processo. Na segunda-feira daremos início à vacinação deste público em cinco drive-thru. No dia 15, será a vez dos maiores de 85 anos. Estamos preparados. Já adquirimos os insumos. Cada dia importa no enfrentamento à pandemia”, afirmou o prefeito Bruno Covas. Ele comentou que até aquele momento, às 10h30, apenas na UBS Santo Amaro mais de 70 idosos já haviam sido vacinados.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, reforçou que, sempre que o município receber novas doses da vacina, a SMS fará o esforço de antecipar a imunização de novos grupos etários. “Queremos completar o quanto antes a vacinação das pessoas com idade até 60 anos”, afirmou. “Até domingo (7) teremos mais de 90% dos profissionais da saúde que atuam em equipamentos vacinados e na terça-feira (9) iniciaremos a vacinação dos profissionais autônomos de saúde com mais de 60 anos”, informou.

Nesta lista estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, biomédicos, odontólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos e médicos veterinários com idade a partir de 60 anos, que atuam em clínicas no município.

O secretário orientou para que a população vacinada observe os sintomas e comunique possíveis reações adversas à UBS de atendimento. As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) irão até a residência para acompanhar o paciente. Edson Aparecido também fez um alerta para que, mesmo após a primeira dose da vacina, as pessoas continuem mantendo os cuidados e orientações da Saúde: uso de máscara, higienização das mãos e resguardando o distanciamento. “Hoje é um dia histórico. Vamos avançar a cada etapa para que no segundo semestre vacinemos em massa”, comemorou.

Veja abaixo a lista das AMAs/UBSs Integradas:

 

 

 

collections
Galeria de imagens