Secretaria Municipal da Saúde
Saúde recebe equipamentos de reabilitação que beneficiam pacientes em recuperação da Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu um lote de equipamentos de reabilitação que vão beneficiar os pacientes em recuperação de Covid-19 na capital. A entrega foi feita pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e os aparelhos foram encaminhados a dez Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da cidade de São Paulo.
Uma cerimônia virtual na quinta-feira (18) marcou a ação de cooperação entre as duas secretarias municipais. O evento online teve a participação do vice-prefeito, Ricardo Nunes, da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, Maria Lucia Barbosa Yamashita, fisioterapeuta da área técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da SMS e Caroline Aparecida de Sousa Cardoso, gerente do CER IV Milton Aldred, Capela do Socorro.
Os equipamentos doados tornarão os tratamentos mais eficazes para todas as pessoas, incluindo pacientes com deficiência que necessitam de fisioterapia respiratória, além das pessoas que tiveram Covid-19 e necessitam de reabilitação no enfrentamento das sequelas. A SMPED também doou 18 tablets para ampliar consultas e acompanhamentos virtuais aos pacientes.
LEIA TAMBÉM:
Capital ultrapassa 1 milhão de vacinados com a primeira dose contra a Covid-19
Vacinação para idosos entre 72 e 74 anos está disponível em mais de 500 postos
O lote entregue pela SMPED inclui 30 Manuvacuômetros Analógicos (para avaliação na força muscular, principalmente do pulmão); 200 Powers Breaths (treinador muscular inspiratório usado para imprimir resistência no exercício e, com isso, fortalecer a musculatura respiratória); 200 Osciladores Orais de Alta Frequência (para pacientes com acúmulo de secreção); 200 Peaks Flows (utilizados para medir o pico do fluxo expiratório e emitir o quão aberta estão as vias expiratórias, principalmente tosses) e 800 Exercitadores e Incentivadores Respiratórios (espirarômetro de incentivo).
Equipamentos doados para tratamento dos pacientes que se recuperam da Covid-19 e aqueles que necessitam de fisioterapia respiratória, inclusive pessoas com deficiência (Foto: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)
Dez Centros Especializados em Reabilitação da capital receberão os equipamentos: CER Penha, CER Flávio Gianotti, CER M’Boi Mirim, CER Capela do Socorro / Milton Aldred, CER Lapa, CER Sé, CER Fó, CER Tucuruvi, CER São Miguel e CER Jd. Campos. “Sozinhos, não vamos conseguir combater as reais necessidades e implantar políticas públicas no nosso município. Por isso a importância de ter essa parceria” destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.
Já os 18 tablets entregues aos CERs serão utilizados em consultas remotas e acompanhamentos dos pacientes por modo virtual e representam um reforço importante nos trabalhos dos centros especializados para a demanda gerada pela pandemia. Por mês, mais de 2.600 pessoas são atendidas em cada Centro Especializado de Reabilitação.
Desde o início o da pandemia, em março de 2020, mais de 11 mil munícipes foram encaminhados para os centros de reabilitação e demais unidades de saúde do município com sequelas da Covid-19. Entre elas, 373 eram pessoas com deficiência permanente (cadeirantes ou mobilidade reduzida).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk