Secretaria Municipal da Saúde
Saúde avança com processo para substituir Iabas na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu prosseguimento nesta sexta-feira (30) aos chamamentos públicos Nº 001/2021 e Nº 002/2021. O primeiro tem por objetivo a seleção de Organização Social (OS) para gerenciamento e execução de ações e serviços em unidades de Saúde da rede assistencial da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Tucuruvi/Jaçanã/Tremembé (Região Norte), administradas pelo Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde).
O segundo prevê a seleção de OS para gerenciamento e execução de ações e serviços em unidades de Saúde da rede assistencial e do Hospital Bela Vista, da Supervisão Técnica de Saúde Santa Cecília, Supervisão Técnica de Saúde Sé, e Coordenadoria de Assistência Hospitalar (Centro).
Participam do Chamamento Público Nº 001/2021 (Norte) as seguintes organizações sociais:
1- Sociedade Beneficente Caminho de Damasco;
2- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM);
3- Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul (FAUSCS);
4- Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória – Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – (INSV);
5- Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS);
6- Associação Filantrópica Nova Esperança.
No caso do Chamamento Público Nº 002/2021 (Centro), participam as seguintes Organizações Sociais:
1- Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória – Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – (INSV);
2- Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
3- Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul (FAUSCS);
4- Associação Filantrópica Nova Esperança;
5- Fênix do Brasil;
6- Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
Às 14h foi iniciada a sessão pública para a abertura dos envelopes com a rubrica dos documentos de habilitação pela Comissão Especial de Seleção e pelos representantes credenciados das OSs.
A SMS espera realizar ainda nesta sexta-feira a sessão pública para a abertura dos envelopes para o mesmo ato relativo ao Chamamento Público Nº 002/2021 (Centro).
A SMS prevê entre 15 a 30 dias o prazo para finalização das análises e verificação dos documentos e propostas apresentados pelas organizações sociais, incluindo os prazos legais necessários para a apresentação de recursos e contrarrazões às licitantes participantes.
Após concluído o processo, a Comissão Especial de Licitação irá declarar a vencedora de cada um dos processos de Chamamento Público, firmando Contrato de Gestão para os territórios em substituição ao Iabas, detentor atual dos contratos.
Continuidade da Assistência
A SMS informa que haverá um período de transição de até 60 dias a partir da assinatura dos novos contratos. A estratégia é garantir a continuidade dos serviços de saúde à população destes territórios.
Os cerca de cinco mil profissionais do Iabas envolvidos nos serviços assistenciais deverão ser contratados pelas novas organizações sociais, pois também já estabeleceram vínculos entre os profissionais e os usuários.
A OS contratada será responsável pela administração de 49 serviços em unidades de saúde da Região Norte e 45 no Centro, ressaltando que as administrações são territoriais, podendo haver uma escolhida para as duas regiões ou uma OS para cada área.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk