Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 4 de Maio de 2021 | Horário: 18:12
Compartilhe:

Capital recebe lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19

Imunizante da farmacêutica norte-americana será utilizado para a nova etapa da campanha que terá início nesta quinta-feira (6)

A cidade de São Paulo recebeu nesta terça-feira (4) as primeiras 135.720 doses da vacina da Pfizer/BioNTech (Comirnaty). O lote será utilizado a partir desta quinta-feira (6), quando se inicia uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que contemplará os idosos de 60, 61 e 62 anos.

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanharam a chegada das vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) ao Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cadi) da capital paulista.

Foto das vacinas da Pfizer. Os frascos têm tampa azul e rótulo branco com o nome da vacina (Comirnaty) e estão dispostos em uma caixa branca. Duas ampolas estão em destaque em cima das demais

Cidade de São Paulo recebeu o primeito lote da vacina da Pfizer/BioNTech com 135.720 doses (Foto: Edson Hatakeyama)

Diferentemente das vacinas já disponíveis no País, a Coronavac, do Instituto Butrantan, e a Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, a vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana em parceria com o laboratório alemão precisa de um armazenamento em temperaturas baixíssimas.

O secretário da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a cidade tem capacidade para armazenar quatro milhões de doses deste imunizante. “Todas as nossas unidades foram capacitadas com refrigeradores para receber as vacinas da Pfizer”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Filarmônica de Santo Amaro leva música à vacinação no Teatro Paulo Eiró

O município recebeu as doses na temperatura entre -25°C e -15°C (graus negativos). Os frascos podem permanecer nesta faixa por até 14 dias. Seguindo as orientações para a aplicação, a SMS irá proceder com o descongelamento da vacina para +2°C a +8°C e encaminhará para as unidades de saúde para utilização no prazo máximo de até cinco dias.

Para a vacinação com este imunizante, a Secretaria Municipal da Saúde alterou a configuração de uma de suas câmaras frias de 100 metros cúbicos para -25°C. O equipamento terá condições de acondicionar quatro milhões de doses durante 14 dias, conforme orientação da Pfizer. O município conta ainda com outras câmaras em quatro pontos de distribuição, que será feita em transporte especializado para vacinas congeladas.

A SMS vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e não utilizará a vacina da Pfizer nos postos drive-thru. “Os técnicos do Ministério da Saúde pediram, na última sexta-feira (30), aos nossos técnicos para que a gente não utilizasse ainda neste momento", disse o secretário.

collections
Galeria de imagens