Secretaria Municipal da Saúde
UBSs abrem neste sábado para vacinação contra gripe e Covid-19
Neste sábado (29), a campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) ganha o reforço de todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo. Os postos receberão os idosos acima de 60 anos, profissionais da educação e da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias) e demais grupos elegíveis para a aplicação do imunizante das 8h às 17h. As unidades também vão atender o público elegível para a vacina antiCovid.
A estimativa é que até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha de vacinação contra a influenza, pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam o imunizante, aplicado anualmente em dose única.
A cobertura vacinal está baixa na capital. Até o dia 26 de maio, foram aplicadas 1.355.904 doses. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também contabilizou 71.361 cadernetas de vacinação atualizadas desde o início da campanha, em 12 de abril.
LEIA MAIS: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2021
A primeira fase incluiu crianças entre seis meses e seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. No dia 11 de maio teve início a segunda fase da campanha, para idosos acima de 60 anos e os profissionais da educação.
A terceira etapa da vacinação começa no próximo dia 9 de junho, para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Segunda dose da vacina contra a Covid-19
Todas as UBSs e AMA/UBS Integradas também estarão abertas neste sábado para a campanha de vacinação contra a Covid-19 com aplicação de primeira e segunda dose para os públicos elegíveis. Os 21 grandes postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru, os 10 megapostos com acesso a pedestres, os três Centros de Saúde, bem como a rede de postos volantes e de farmácias parceiras, estarão ativos para a imunização na capital. Veja os endereços na página Vacina Sampa.
As 468 UBSs disponibilizam a segunda dose para quem já tiver cumprido o intervalo de 12 semanas para a vacina da Oxford / AstraZeneca / Fiocruz, também chamada AZD1222 ou Covishield. A vacina da Pfizer, que começou a ser usada na capital, também tem intervalo de 12 semanas entre as doses.
Os grupos e categorias elegíveis e os documentos necessários para comprovar a prioridade da vacinação estão elencados no Instrutivo nº 22 do Programa Municipal de Imunização (PMI).
A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk