Secretaria Municipal da Saúde
Saúde fará testes de HIV durante a 25ª Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo
Sob o tema HIV/Aids: Ame+, Cuide+, Viva+, a cidade de São Paulo recebe neste domingo (6) a 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ que, pela primeira vez em sua história, aborda diretamente uma questão de saúde pública: a epidemia de HIV/Aids.
Devido às ações de controle da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado virtualmente, mas a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma das poucas ações presenciais da Parada: a testagem rápida para identificação do HIV.
A atividade será realizada entre 11h e 15h, com término do cadastro meia hora antes do fim dos testes, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo à Estação de Metrô Marechal Deodoro. Um veículo adaptado para realização de testes estará no local para atender ao público interessado.
LEIA TAMBÉM: Pelo terceiro ano seguido, São Paulo tem queda nos casos de HIV e atinge marca histórica
A ação contará com duas tendas para dar o resultado do teste e assim evitar que mais do que duas pessoas sejam testadas dentro do veículo ao mesmo tempo. Serão utilizados separadores de fila para garantir uma distância entre as pessoas e não permitir aglomerações.
O tipo de teste rápido utilizado será por punção digital, para, dessa forma, evitar que o cidadão tenha que retirar a máscara, o que acontece com os kits que utilizam fluido oral. O procedimento é rápido, simples, seguro e sigiloso. O resultado sempre é dado por um profissional da saúde em local isolado.
Em caso de teste reagente, será realizado um segundo exame confirmatório. Em caso novamente positivo, a pessoa será orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids para o início do tratamento. A equipe que realiza ação extramuros fará o acompanhamento desta pessoa até que ela seja acolhida na unidade de escolha.
Além dessa ação de testagem, serão colocados à disposição do público preservativos externos (também conhecidos como masculinos) e internos (femininos), bem como sachês de gel lubrificante e autoteste para HIV.
Alegria e saúde na web
A programação que une arte e saúde elaborada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo para os 25 anos do evento será transmitida ao vivo, das 14h às 22h, pelo canal da APOLGBT no YouTube. Estão previstos shows, entrevistas no estúdio e vídeos gravados com representantes de governos, organizações internacionais multilaterais, como o Programa Conjunto das Nações Unidades para a Aids, e a sociedade civil.
LEIA TAMBÉM: Silenciosas, ISTs podem acometer qualquer pessoa; conheça mais sobre as infecções sexualmente transmissíveis
A coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo, Cristina Abbate, participa da programação on-line com o tema Aids e qualidade de vida.
Durante todo o mês de junho serão realizadas ações de comunicação nas redes sociais para reforçar as questões da diversidade sexual e de gênero e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e ao HIV/aids.
Ainda na programação, uma segunda ação de testagem está programada para o dia 27, também um domingo, para lembrar o Dia Mundial do Orgulho LGBT, data celebrada em 28 de junho.
SERVIÇO
25ª Parada do Orgulho LGBT+
Domingo, 6 de junho
Testagem de HIV
Das 11h às 15h (cadastro termina meia hora antes do fim dos testes)
Estrutura montada no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo da Estação de Metrô Marechal Deodoro
Transmissão AO VIVO
Das 14h às 22h, no canal da APOLGBT no YouTube
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk