Secretaria Municipal da Saúde
Pessoas com 54 e 55 anos podem se vacinar contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17)
Seguindo o escalonamento do público por faixa etária, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira (17) a vacinação de 290 mil pessoas com 54 e 55 anos de idade contra a Covid-19. A medida visa evitar filas e aglomerações na rede de postos, oferecendo segurança e tranquilidade para o público e as equipes de trabalho.
Conforme a idade vai diminuindo, a população vai aumentando. A cidade de São Paulo contabiliza mais de 1,5 milhão de moradores com idade entre 50 e 57 anos. Toda a rede de postos de vacinação se encontra em operação na capital. São mais de 600 locais pelo município. Nesta quarta-feira (16), a capital iniciou a vacinação de pessoas com 56 e 57 anos, população estimada em 275 mil pessoas.
Capital adotou o escalonamento da vacinação para pessoas de 50 a 57 anos a fim de evitar aglomeração nos postos (Foto: Edson Hatakeyama)
As pessoas podem buscar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as AMA/UBS Integradas, que funcionam inclusive aos sábados e feriados, das 7h às 19h. Além destas unidades, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os megapostos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, os 21 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras da SMS estão em operação das 8h às 17h, com a vacinação em primeira dose.
A busca pelo imunizante pode e deve ocorrer de maneira gradual. Todo o grupo que já se encontra elegível para receber a vacina tem a sua dose garantida. Não há necessidade de longas filas ou aglomerações nos postos de vacinação. Se a fila for inevitável, lembre-se de manter o distanciamento.
A vacinação na capital segue tanto com as novas faixas etárias quanto para os grupos prioritários e para as pessoas com comorbidades, que podem ser vacinadas a partir dos 18 anos.
LEIA TAMBÉM: O que são comorbidades e quais são elegíveis para a vacina da Covid-19
Para facilitar a ida aos postos, o portal De Olho na Fila traz a informação sobre a movimentação nos postos. O serviço facilita o deslocamento.
A SMS recomenda o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro. A apresentação do comprovante de residência na capital é obrigatória no ato da vacinação, bem como os documentos pessoais, preferencialmente CPF e o cartão SUS.
Os cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos mesmo após a aplicação da vacina e inclusive para quem já teve a doença, seguindo com o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social.
SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
População de 54 e 55 anos
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas: das 7h às 19h.
Mega drive-thrus, megapostos e farmácias: das 8h às 17h.
A lista completa com todos os endereços dos locais de vacinação pode ser consultada na página Vacina Sampa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk