Secretaria Municipal da Saúde
Capital amplia oferta de cirurgias eletivas e exames em Hospitais Dia
A oferta de exames e cirurgias eletivas contemplados no programa Avança Saúde SP será ampliada a partir de 1º de agosto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13), durante evento no Hospital Dia São Miguel Paulista, na zona leste da capital. Os procedimentos serão realizados em 13 Hospitais Dia (HDs) do município, que terão o horário de funcionamento estendido para atender à demanda.
Cinco unidades passam a trabalhar 24 horas por dia: São Miguel (zona leste), Vila Guilherme/Vila Maria (norte), Butantã (oeste), Ipiranga - Dr. Flávio Gianotti (sudeste) e Cidade Ademar (sul). Para que estes equipamentos passem a atender por 24 horas por dia, sete dias por semana, a gestão municipal investirá R$ 4 milhões por mês, incluindo contratação de equipes e equipamentos com recursos tecnológicos de ponta.
Outros oito HDs: Itaim Paulista e São Mateus (leste), Brasilândia/Freguesia do Ó (norte), Penha, Mooca e Vila Prudente (sudeste), além de Campo Limpo e M'Boi Mirim I (sul) passam a funcionar das 7h às 22h, ampliando em três horas o atendimento que anteriormente se encerrava às 19h.
O Hospital Dia São Miguel - Tito Lopes, na zona leste é uma das unidades que passa a funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana (Foto: Edson Hatakeyama)
Os procedimentos de maior complexidade, casos de idosos ou de pessoas com comorbidades, que necessitem de internação serão realizados nos hospitais 24h. Já as cirurgias de pequeno e médio porte serão feitas nos outros HDs.
“A cidade não pode perder um dia em nada, em nenhuma área. Nós precisamos estar muito focados na retomada da economia, na retomada da volta à vida, poder fazer aqueles exames, consultas e cirurgias que ficaram parados. Nós não vamos esperar nem um dia para tomar as ações necessárias, sempre com a visão técnica da área da Saúde”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
Dessa forma, as avaliações clínicas pré-operatórias dos pacientes têm início nesta quarta-feira (14) para que as cirurgias sejam realizadas a partir de 1º de agosto. Serão procedimentos diversos, como cirurgias gerais, vasculares, ginecológicas, pediátricas, proctológicas e otorrinolaringológicas.
Os pacientes já em acompanhamento pela SMS à espera dos procedimentos serão convocados pelo Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde de São Paulo (Siga Saúde), que regula as vagas no município.
O objetivo é agilizar o tempo médio para a realização dessas cirurgias na cidade de São Paulo, além de exames especializados como colonoscopia, endoscopia digestiva alta e de cabeça e pescoço, que também começam a ser realizados em 1º de agosto, com equipamentos de ponta para qualificar ainda mais o atendimento.
“Em função da queda dos números da pandemia em novembro e dezembro, São Paulo retomou o processo de cirurgias eletivas e não paramos mais, justamente para dar fluxo e prestar atendimento aos 10 mil novos pacientes que entravam a cada mês na fila”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
Na rede municipal de saúde, de janeiro a maio de 2021, mesmo com a pandemia de Covid-19, foram realizados 318.862 consultas, 216.752 exames e 6.784 cirurgias eletivas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk