Secretaria Municipal da Saúde
Frio e pandemia diminuem estoques de sangue na capital
As doações de sangue na cidade de São Paulo diminuem consideravelmente durante o período de baixas temperaturas. Com o cenário de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, os estoques de sangue ficam em situação crítica e pode comprometer a realização de cirurgias, além do atendimento a pacientes que necessitam de reposição ou transfusão seja por acidentes ou em tratamento permanente.
Doar sangue é um ato de amor, saúde e solidariedade e a maioria das pessoas está apta a fazer a doação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o convite e destaca que todos os postos de coleta estão seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, com álcool em gel no local e distanciamento social entre os doadores.
Cidade de São Paulo tem pontos de coleta de sangue ativos (Foto: Divulgação)
Na capital, a Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública. O agendamento online da sua doação pode ser feito pelo site da Fundação Pró-Sangue
A rede de unidades da SMS também mantém convênio com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). Ao todo, são três pontos de coleta de sangue ativos durante o período da pandemia, listados no site da associação, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 13h, exceto feriados.
• Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
• Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
• Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha – Campo Limpo
LEIA TAMBÉM: Saúde alerta para a importância da doação de sangue
Requisitos para doar sangue
Quem quiser fazer uma doação de sangue precisa se atentar aos requisitos obrigatórios para ser um doador. São eles:
• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
• Pesar acima de 50 quilos;
• Estar em boas condições de saúde;
• Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
Homens podem doar a cada 2 meses, sendo até no máximo 4 vezes no período de um ano. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, com limite máximo de 3 vezes em um ano.
Além disso, a Colsan destaca que as pessoas que receberam os imunizantes antiCovid Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e Janssen devem esperar o período de 7 dias após a aplicação da dose para fazer a doação de sangue. Já no caso do imunizante Sinovac/Butantan, o período é de 48 horas.
A SMS ressalta que as pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou se relacionam sexualmente com portadores de Aids ou Hepatite, não devem doar sangue.
SERVIÇO – DOAÇÃO DE SANGUE NA CAPITAL
Postos de coleta da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue
Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815 – Tatuapé
São Paulo – SP – Tel: 2942-8094 / 3394-7081
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Siria, 126 – Jet Autoposto
Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar
São Paulo – SP – Tel: 3277-5303
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha – Campo Limpo
Estrada Itapecerica, 1661
São Paulo – SP – Tel: 5812-1379
Segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Fundação Pró-Sangue
Agendamento on-line http://prosangue.sp.gov.br/home/