Secretaria Municipal da Saúde
No Dia da Gestante, Secretaria da Saúde reforça que o pré-natal é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê
Neste domingo, 15 de agosto, data em que é comemorado o Dia da Gestante, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância do pré-natal. O atendimento e acompanhamento às gestantes na rede municipal é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para consultas de pré-natal e puerperal, com realização de exames. A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar a UBS mais próxima.
Seja uma experiência de primeira viagem ou já vivida anteriormente, a gestação costuma ser um momento marcante na vida da mulher. São diversas mudanças físicas e emocionais durante os nove meses de gravidez. Por isso, o acompanhamento médico do início ao final da gestação é fundamental para garantir que as futuras mamães, assim como seus bebês, estejam em segurança e informadas sobre todas as etapas da gravidez e puerpério, período até 45 dias após o parto.
Somente de janeiro a abril deste ano, 264.179 mulheres realizaram consultas de pré-natal nas UBSs da capital. No mesmo período, mais de 26 mil puérperas foram atendidas.
Programa Mãe Paulistana
Na cidade de São Paulo, o principal programa de atendimento às gestantes é o Mãe Paulistana. Entre as diretrizes, o projeto tem captação precoce da gestante até a 12ª semana de gravidez, garantia de sete ou mais consultas de pré-natal e realização de exames laboratoriais e ultrassonografia.
Estão inclusos também transporte público gratuito para gestantes por meio do cartão São Paulo Transporte (SPTrans), qualificação da rede para redução da mortalidade materna e infantil, estímulo ao parto normal humanizado e aleitamento materno, além do serviço Alô Mãe para tirar dúvidas pelo telefone 0800 200 0202 e fazer o monitoramento da grávida e recém-nascido (RN) de risco.
Além disso, o programa também contempla o suporte de auxiliares de enfermagem apoiadoras à Rede Municipal Materno- Infantil, contratadas e distribuídas nas maternidades do município para agendar o acompanhamento da puérpera e a primeira consulta do RN na UBS.
Vacina antiCovid
A SMS ressalta que gestantes e puérperas que receberam a primeira dose (D1) da vacina AstraZeneca/FioCruz podem, na data regular da segunda dose (D2), completar o esquema vacinal com uma dose do fabricante Pfizer. As UBSs do município já estão realizando busca ativa das mulheres que estão elegíveis para imunizá-las em casa.