Secretaria Municipal da Saúde
Reuniões entre familiares e amigos devem seguir os protocolos contra a Covid-19 neste fim de ano
Neste ano, a cidade de São Paulo avançou no combate à Covid-19 com a campanha de vacinação. A alta cobertura vacinal no município causou uma redução nos números de internações e mortes, e permitiu que algumas medidas fossem flexibilizadas, mas isso não significa que a pandemia acabou.
Por isso, nas festas de Natal e Ano-Novo deste final de ano, quando os familiares e amigos costumam se reunir para festejar, é fundamental manter os protocolos de segurança contra a Covid-19, como usar máscara, higienizar as mãos e dar preferência a locais abertos.
LEIA TAMBÉM: Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos durante as confraternizações de fim de ano
Uso de máscara deve seguir nas reuniões de fim de ano (Foto: Divulgação)
Além de proteger contra o coronavírus, esses cuidados também são formas de prevenir a gripe, que tem tido um crescimento significativo no município.
Em caso de sintomas gripais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que a pessoa seja levada até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o atendimento e fazer a testagem pelo método antígeno. A medida tem como objetivo identificar os casos positivos de Covid-19.
SAIBA MAIS: Saúde divulga o funcionamento das unidades nos feriados de Natal e Ano-Novo
Tenha o passaporte vacinal em mãos
Assim como os protocolos, a vacinação é essencial para se proteger da Covid-19. Quem ainda não recebeu a segunda dose deve procurar um posto o quanto antes para regularizar sua situação vacinal.
Já os adultos que tiveram a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses devem receber o reforço do imunizante.
Outra recomendação importante é ter o passaporte vacinal disponível para acesso fácil. O documento on-line já é exigido para a entrada em alguns eventos da capital.
Saiba o passo a passo para acessar o passaporte vacinal nesta página.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk