Secretaria Municipal da Saúde
Covid longa: saiba o que é a síndrome que prolonga sintomas dos infectados com a Covid-19
A "Covid longa" é uma síndrome que atinge alguns pacientes que foram infectados com a Covid-19, seja qual foi a gravidade do quadro inicial. Isso significa que algumas pessoas podem permanecer com sintomas mesmo após o período de recuperação.
Entre os principais sintomas que podem ser prolongados estão falta de ar ou diminuição da capacidade respiratória, fadiga (sensação de cansaço), dor de cabeça, rouquidão e dores musculares.
LEIA TAMBÉM: Jovem com sequelas pós-Covid reaprende atividades de rotina com ajuda da reabilitação oferecida pela saúde municipal
Serviço de reabilitação na rede municipal
Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece, desde o início da pandemia, o serviço de acompanhamento e reabilitação para pessoas que ficaram com alguma sequela ou sintoma da Covid-19.
Até o dia 4 de fevereiro, 27.224 pacientes egressos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Covid-19 estavam em acompanhamento nos serviços da rede de atenção à saúde do município.
Para receber esse atendimento, a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa forma, o paciente que permanecer com algum sintoma da Covid-19 deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para realizar a avaliação médica, que também pode ser feita por teleconsulta. Vale lembrar que a ferramenta Busca Saúde ajuda a consultar os endereços das unidades.
De acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado para a rede especializada. Se os sintomas forem mais leves e não impactarem tanto as atividades de rotina, o acompanhamento médico é feito na própria UBS, com o apoio das equipes multiprofissionais compostas por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e educador físico.
SAIBA MAIS: Sequelas pós-Covid precisam de atenção e tratamento
Mas, caso a sequela da Covid-19 for moderada ou grave, o paciente pode ser encaminhado para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) ou Centro de Apoio Psicossocial (Caps), onde irá contar, também, com o apoio de uma equipe multiprofissional.
Além disso, para pacientes acamados que precisam de pelo menos uma visita semanal, a rede municipal oferece reabilitação no domicílio, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) e Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap).
Até esta última terça-feira (22), a rede municipal registrou 2.382.772 altas de Covid-19, sendo 68.961 da rede hospitalar e 2.313.811 da rede de Atenção Básica.
É importante ressaltar que manter a vacinação contra a Covid-19 em dia é a única forma de combater os sintomas graves da doença. Portanto, vale conferir a carteira de vacinação para verificar se já está na hora de receber uma nova dose do imunizante.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk