Secretaria Municipal da Saúde
Saúde responde cinco dúvidas sobre a vacinação contra a gripe
Iniciada no dia 27 de março, a campanha de vacinação contra influenza na cidade de São Paulo está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que funcionam das 7h às 19h, além dos drive-thrus e megapostos da capital, das 8h às 17h.
Receber o imunizante é fundamental para prevenir casos de gripe, causada pelo vírus influenza, além de facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias.
LEIA TAMBÉM: Como funciona a vacinação contra a gripe e quem pode receber o imunizante
Neste ano, a vacina contra influenza utilizada no Brasil apresenta três tipos de cepas de vírus combinados para proteger contra os subtipos H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.
A campanha segue até 3 de junho. Enquanto isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece as principais dúvidas da população sobre essa imunização.
1. O que é o vírus influenza?
O vírus influenza é um dos causadores da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Ele costuma começar a circular no Brasil a partir de março e o pico de casos ocorre durante o inverno.
Os sintomas de influenza incluem febre alta, que pode durar até três dias, além de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca.
Pacientes que estiverem com os sintomas podem buscar atendimento médico na UBS mais próxima. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.
2. A vacina contra influenza pode causar gripe?
A vacina contra influenza não tem o vírus ativo, por isso não pode causar gripe. Algumas pessoas sentem reações após a aplicação do imunizante, como dor no braço, inchaço, vermelhidão e febre baixa, mas qualquer sintoma deve desaparecer após as primeiras 48 horas.
3. Quem pode se vacinar?
Atualmente, podem se vacinar contra a gripe os idosos com mais de 60 anos de idade e os profissionais de saúde. Novos grupos serão priorizados para a vacinação conforme o cronograma disponível na página da campanha.
4. Pode receber a vacina contra a gripe no mesmo dia que a vacina contra a Covid-19?
Sim, ambas as vacinas podem ser administradas de forma simultânea na população que está elegível para receber o imunizante contra o vírus influenza, sem necessidade de intervalo entre as doses.
5. Quem teve Covid-19 pode tomar a vacina contra influenza?
Cidadãos que testaram positivo para Covid-19 ou estão com suspeita da infecção devem esperar para receber o imunizante contra a gripe.
Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação total do quadro respiratório e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de teste PCR positiva em pessoas assintomáticas.
Mais informações podem ser consultadas no instrutivo da campanha de vacinação contra influenza.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk