Secretaria Municipal da Saúde

Domingo, 10 de Abril de 2022 | Horário: 12:58
Compartilhe:

O que é tricotilomania e como é feito o tratamento de pacientes com o transtorno

Distúrbio pode estar relacionado a problemas emocionais, depressão e ansiedade

Tricotilomania é um transtorno psicológico que tem como principal característica o impulso incontrolável de arrancar pelos ou fios e tufos de cabelo, principalmente os da cabeça, cílios e sobrancelhas, hábito que eventualmente provoca a queda capilar na região afetada e o aparecimento de falhas.

É um distúrbio que pode estar associado a problemas emocionais, depressão, ansiedade, uso nocivo de álcool e outras drogas, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), altas cargas de estresse, entre outras causas.

Pacientes que possuem a tricotilomania, inclusive, costumam passar por um pico de tensão ou ansiedade antes de sentirem o impulso de puxar e arrancar o pelo ou fio de cabelo, ação que é realizada em busca de uma sensação de alívio.

LEIA TAMBÉM: Saúde municipal oferece apoio para pacientes com ansiedade

A pessoa com o transtorno também pode agir de forma compulsiva, como, por exemplo, passar a mão nos cabelos, perceber um nó e começar a arrancar os fios. Em alguns casos, pacientes costumam arrancar e comer os cabelos, ato conhecido como tricotilofagia, que pode levar a pessoa a ter uma obstrução estomacal.

Diagnóstico e tratamento

Não existe uma faixa etária específica para o aparecimento da tricotilomania. Por isso, em caso de suspeita, é importante buscar a unidade de saúde de referência mais próxima de casa.

O tratamento para tricotilomania é realizado por uma equipe multidisciplinar, como médicos dermatologistas, médicos clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras, entre outros.

Os endereços das unidades podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens