Secretaria Municipal da Saúde
Saúde da capital oferece serviços específicos à população LGBTIA+
Comemorado anualmente no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+ representa a luta contra o preconceito envolvendo orientação sexual e identidade de gênero e reforça a importância de garantir acesso irrestrito à saúde, cidadania, cultura, educação, lazer e outras políticas públicas para essa população.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende à população LGBTIA+ por meio de diferentes programas de acompanhamento integral à saúde. A porta de entrada dessas pessoas na rede municipal é feita nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A depender do tratamento, são encaminhadas para outras unidades especializadas.
Saúde LGBTIA+ em São Paulo
Tânia Regina Corrêa de Souza, interlocutora de Saúde Integral da População LGBTIA+, explica que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas não binárias, intersexo e assexuais um programa que viabiliza o acesso à saúde e a estratégias sociais de inclusão e vigilância em saúde.
“As pessoas chegam às UBSs e são atendidas pelos profissionais de saúde que avaliam a necessidade e, se precisar, as encaminham para outros serviços da rede. É muito comum mulheres e homens transexuais chegarem com demandas bem específicas, como por exemplo, hormonização, feminilização facial e saúde reprodutiva” explica Tânia. Ela destaca que a Rede Sampa Trans abrange 47 unidades e oferece um serviço inovador e multidisciplinar, com especialidades como fonoaudiologia, nutrição e saúde mental.
Para oferecer um ambiente mais humanizado durante o atendimento a pessoas transexuais e travestis acolhidas na rede municipal de saúde, a SMS também se dedica a capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde. Desde o ano passado foram capacitados cerca de mil profisssionais em cursos online.
Todas as UBSs podem ser consultadas por meio da página Busca Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk