Secretaria Municipal da Saúde
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são referência em saúde mental
A saúde mental e o uso de álcool e outras drogas são assuntos que exigem atenção e, principalmente, tratamento adequado. Na cidade de São Paulo, cidadãos que convivem com doenças emocionais, psíquicas, alcoolismo e drogadição são acolhidos por equipes multiprofissionais compostas por terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos e médicos psiquiatras nos 99 Centros de Atenção Psicossociais (Caps).
Os Caps da rede municipal estão distribuídos pelas regiões leste, oeste, centro, sul, sudeste e norte da cidade com o objetivo de garantir tratamento integral à população. Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises, intenso sofrimento psíquico e situação aguda de dependência química.
Por se tratar de um serviço especializado em saúde mental, os Caps são organizados de modo a atender demandas e necessidades de cada usuário por meio de um Projeto Terapêutico Singular (PTS). O método PTS desenvolve um plano de tratamento individualizado que envolve diagnóstico, definição de metas para o decorrer da terapia, definição de responsabilidades e, após consultas com o profissional de saúde, a reavaliação do caso.
LEIA TAMBÉM: Saúde entrega Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III na região da Barra Funda
Modalidades de Caps na capital
Os Caps são equipamentos específicos de apoio à saúde mental que funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. Eles são divididos em várias modalidades, de acordo com o público acolhido e os serviços oferecidos. São várias modalidades, todas presentes na cidade de São Paulo:
• Caps Infantojuvenis e Adultos: especializado no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de drogas que alteram a mente e o humor;
• Caps III: funcionamento 24 horas; atende pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de drogas que alteram a mente e o humor. Conta com possibilidade de acolhimento de até 5 vagas noturnas;
• Caps IV: funcionamento 24 horas; atende pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de drogas que alteram a mente e o humor. Conta com possibilidade de acolhimento integral nas 24 horas;
• Caps Álcool e Droga (Caps AD): atende pessoas de todas as faixas etárias e é especializado em transtornos provocados pelo uso de álcool e outras drogas.
Unidades de Acolhimento (UA)
Além disso, a rede municipal conta também com as Unidades de Acolhimento (UA), que são moradias provisórias destinadas aos usuários que estejam em tratamento nos Caps AD. Os usuários deste serviço necessitam de cuidados em saúde mental especificamente para o uso abusivo ou dependência de substâncias psicoativas e apresentam rompimento com o convívio familiar, estando em situação de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia.
Encontre no site da SMS o endereço de todos os Centros de Atenção Psicossociais da capital.