Secretaria Municipal da Saúde
Colostro: o que é, importância e diferença do leite
O aleitamento na primeira hora de vida do recém-nascido traz inúmeros benefícios para o bebê. Isso porque, o colostro, primeiro leite que a mãe produz quando começa a amamentar, é rico em proteínas e nutrientes.
O colostro é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente, dura em torno de três a cinco dias, sendo substituído pelo leite maduro após esse período.
Com o intuito de estimular os hormônios necessários para a produção do leite, é indicado iniciar o aleitamento logo após o parto, uma vez que quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.
Vale destacar que os anticorpos, presentes em maior quantidade no colostro, ajudam a desenvolver as bactérias "boas" no intestino do bebê e, com isso, auxiliam no combate a distúrbios digestivos.
Dentre as muitas vantagens da amamentação, podemos citar a redução da mortalidade neonatal, que ocorre antes de 28 dias de vida completos do recém-nascido. E ela também é benéfica para a mãe, já que auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
Vale ressaltar que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de idade e complementada até que a criança faça dois anos.
UBSs promovem encontros de incentivo à amamentação
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) é um projeto que tem o objetivo de acompanhar as gestantes desde o pré-natal até os primeiros meses de vida do bebê, para esclarecer dúvidas e incentivar o aleitamento materno. Os encontros são realizados quinzenalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo.
O Gaame tem duração aproximada de um semestre. Massagem, terapias naturais, orientações e esclarecimentos sobre a saúde dela e do bebê são temas dos encontros.