Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2022 | Horário: 13:24
Compartilhe:

Saúde participa de congresso de controle de infecção e epidemiologia com quatro trabalhos selecionados

Foram 296 experiências científicas escolhidas, de expoentes brasileiros e internacionais, entre as quais os da equipe do Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou com apresentação de quatro trabalhos no XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, realizado na semana passada (27 a 29/10), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital. Trata-se do primeiro grande evento desse tema no Brasil pós-pandemia da Covid-19. Representando o secretário Luiz Carlos Zamarco, esteve presente na cerimônia de abertura o secretário-adjunto Maurício Serpa.

Organizado pela Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Apecih) e pela Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (Abih), o congresso trouxe 296 trabalhos científicos e experiências nacionais e internacionais selecionados para apresentação no evento. Entre esses, estão três de autoria do Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH), da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, setor coordenado por Milton Soibelmann Lapchik. Mestre e doutor em Medicina, especialista e consultor com formação em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, ele participou como co-autor de outro trabalho científico, totalizando quatro da equipe da Saúde Municipal.

Lapchik falou sobre surto intra-hospitalar, prevenção de infecções em serviços de hemodiálise e prevenção de infecções do sítio cirúrgico em transplantados. Ele teve outros dois trabalhos selecionados, mas sem vinculação com a SMS. “Fomos elogiados e reconhecidos pela contribuição científica e apoio aos trabalhos para prevenção e controle de infecções no município, ao longo destes 18 anos de atuação. E recebemos incentivo para publicação dos trabalhos apresentados”, relatou o médico.

Em sua fala, Maurício Serpa destacou a relevância do congresso, que teve sua primeira edição em 1998. “Nossa cidade e o estado foram assertivos em relação às medidas para lidar com a Covid-19. Mas a higienização das mãos nos hospitais ainda é um paradigma sobre o qual precisamos nos aperfeiçoar e por isso essa troca de experiências é tão importante. Espero que esse seja um congresso com muitas contribuições para evoluirmos nessa área”, pontuou.

A participação da SMS no Congresso evidenciou a integração do município com as ações na esfera estadual e federal em relação às políticas públicas voltadas para prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. A Saúde Municipal atua em parceria com a Apecih, a Abih e as instituições acadêmicas e de pesquisa.

Internacional

Milton Lapchik contou ainda que frequenta o congresso desde as primeiras edições e valoriza a oportunidade de acompanhar as experiências bem-sucedidas de brasileiros e expoentes do mundo todo. Nessa edição, são 10 convidados internacionais – da Suíça, dos Estados Unidos, da Austrália, de Camarões, da Escócia e do Reino Unido, além de 136 expoentes brasileiros.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou a parceria do estado e do município durante o período crítico da Covid-19. “As medidas que adotamos ontem repercutem hoje: todos aqui vacinados e sem máscaras. Nosso trabalho na cidade e no estado, junto com o Edson Aparecido (ex-secretário da SMS), o Zamarco (secretário da pasta) e o Maurício (secretário-adjunto) fizeram a diferença. O SUS (Sistema Único de Saúde) respondeu e temos de trabalhar para que fique cada vez maior e mais forte”, afirmou na cerimônia de abertura do evento.

collections
Galeria de imagens