Secretaria Municipal da Saúde
Confira dúvidas de munícipes sobre ISTs e métodos contraceptivos
Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), medicamento antirretroviral e gravidez, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo. Confira as respostas dos técnicos da SMS.
1. A sífilis tem cura?
Sim. A sífilis é uma infecção tratável de forma simples e tem cura, no entanto, quem se infecta não desenvolve imunidade. Após o tratamento é importante continuar usando preservativo para não voltar a se infectar.
2. Existe vacina contra a hepatite C?
Não existe vacina contra a hepatite C, mas há tratamento e cura para a doença. Uma vez que o exame sorológico de detecção comprove a infecção e haja indicação de medicamentos, o paciente tem acesso imediato à terapia nos Ambulatórios de Especialidades da rede municipal. No caso de pacientes coinfectados com hepatites e HIV, a dispensação o tratamento é feito nos serviços de IST/Aids. O tratamento, que dura de três a seis meses, representa 98% de chances de cura da hepatite C, que pode evoluir para a cirrose hepática quando não tratada.
3. Usar a profilaxia pós exposição (PEP) contra o HIV por mais de uma vez diminui a eficácia?
Não diminui sua eficácia, desde que a profilaxia seja iniciada em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita, tem duração de 28 dias e pode ser feita quantas vezes for necessário, mas se as exposições de risco forem frequentes pode compensar mais utilizar a profilaxia pré-exposição (PrEP). Mais informações estão disponíveis na página da Coordenadoria de IST/Aids.
/web/saude/istaids/
4. Como se cadastrar no Programa Mãe Paulistana?
A mulher com suspeita de gravidez deve procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o teste de gravidez. Se confirmada a gestação, são pedidos alguns exames e imediatamente é feito o cadastro no programa. É importante solicitar na UBS o cartão SUS (Sistema Único de Saúde), pois com ele é realizado o acesso aos vários serviços de saúde, inclusive às consultas de pré-natal. Para obter o cartão SUS é preciso apresentar RG e comprovante de residência para emissão do cartão.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk