Secretaria Municipal da Saúde
Veja dúvidas enviadas por munícipes ao SAC das redes sociais da Saúde
Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões enviadas nos últimos 15 dias. Confira as respostas dos técnicos da SMS.
1. Há contraindicações em tomar outras vacinas junto com a da Covid-19?
As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 6 meses de idade.
2. Por qual motivo a nova vacina contra a Covid-19 é chamada de bivalente?
A vacina é chamada de bivalente pois promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose.
9. Pessoas que tomaram a vacina contra influenza em 2022 devem se vacinar neste ano?
Sim, desde que façam parte de um dos grupos prioritários elegíveis: pessoas com mais de 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais da saúde, profissionais da educação, profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso, profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional, além de população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.
A vacina contra influenza é trivalente (fragmentada e inativada): apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; A/Darwin/9/2021 (H3N2); B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
4. Como solicitar a laqueadura e vasectomia pelo SUS?
Os usuários interessados no procedimento de cirurgia ginecológica de laqueadura e vasectomia podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para participar do programa de Planejamento Familiar. Por meio desses grupos de planejamento com acompanhamento multiprofissional, homens e mulheres podem esclarecer dúvidas, receber orientações e sensibilizações sobre o procedimento.
5. Como adotar animais de fazenda na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap)?
Em primeiro lugar, você deve ter um sítio, chácara ou fazenda fora do município de São Paulo, que tenha estrutura para receber o animal escolhido. Depois, deve realizar o cadastro Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (www.defesa.agricultura.sp.gov.br);
Já com o cadastro feito, você deve ligar no número (11) 2974-7862 e agendar um horário para realização de entrevista com um representante da Cosap. Não se esqueça de levar seus documentos pessoais, um comprovante de endereço, fotos e documentos da propriedade e um comprovante de endereço da sua residência. Com a entrevista aprovada, você escolherá qual dos animais de fazenda você quer levar para casa.
Para o transporte, deverá ser providenciado um caminhão ou veículo adaptado para o transporte de grandes animais. Para viajar com ele, você ainda precisará da Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem o custo de R$ 20,56 por espécie animal.
Lembre-se: qualquer um dos animais mantidos pela Cosap só será doado se for para receber tratamento adequado e desfrutar do carinho de um lar. Eles precisam de espaço e amor para desfrutarem de uma vida digna, livre de sofrimento e dor.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk