Secretaria Municipal da Saúde
Dia D de Multivacinação aplica mais de 149 mil doses neste sábado (6) na capital
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou 149.244 doses de imunizantes neste sábado (6) durante o Dia D de Multivacinação. Foram aplicadas 89.925 doses contra a Covid-19, 42.671 de influenza e 16.648 doses de multivacinação.
"É mais uma iniciativa do prefeito Ricardo Nunes abrindo as unidades no sábado para aumentar a taxa de vacinação em São Paulo. Nós já avançamos bastante no [combate] ao sarampo, da poliomielite, são doenças que nós temos que erradicar, não podemos permitir que elas retornem, e isso é um grande avanço para todos nós”, afirmou o secretário Luiz Carlos Zamarco.
Somente com o imunizante da Pfizer bivalente, que protege contra a Covid-19, foram aplicadas 77.209 doses para toda a população acima de 18 anos de idade. Desde o dia 27/02, já foram aplicadas 1.532.475 doses do imunizante.
A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada para quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
Atualmente, além das pessoas acima de 18 anos de idade, o imunizante está disponível também para maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
“A Organização Mundial da Saúde fez a publicação do fim do estado de emergência da Covid-19, mas não quer dizer que vamos baixar a guarda; temos que nos vacinar”, reforçou o prefeito Ricardo Nunes.
Atualização da carteira de vacinação
O Dia D de multivacinação foi uma oportunidade para os munícipes atualizarem a carteirinha de vacinação, com vacinas contra a Covid-19, influenza (vírus causador da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Além disso, as UBSs da capital entregaram aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), a ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre a importância da imunização.
Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.
Avança Saúde
O sábado também foi dia do Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista. Ao todo, foram 19.882 pessoas atendidas, sendo 9.728 com mais de 60 anos e 7.615 com menos de 60.
Foram 12.436 mulheres e 7.426 homens atendidos, com 2.087 orientações de saúde sexual e reprodutiva, 4.509 orientações de prevenção de violência e 3.841 orientações de prevenção de quedas. A nova edição do Avança também realizou 2.465 exames de Papanicolaou e solicitou 1.048 mamografias.
“O Avança Saúde é uma estratégia muito importante que a Secretaria Municipal da Saúde utiliza para ampliar o acesso ao usuário e também nessa retomada assistencial pós-pandemia”, explicou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.
A edição do programa teve formato de estações, distribuídas da seguinte maneira: acolhimento pela equipe de enfermagem, com medição da pressão arterial (PA) e do índice de massa corporal (IMC), e busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios e de diabetes, doença falciforme e saúde da mulher; avaliação de risco cardiovascular e do pé diabético; avaliação multidimensional da pessoa idosa (Ampi); consulta médica; orientação farmacêutica; equipe multiprofissional com ações educativas, como alimentação saudável, prevenção de quedas e outros; atividade física e práticas integrativas complementares (Pics); e avaliação de saúde bucal para lesões malignas.
Em 2022 foram realizados 708 mil atendimentos nas edições do Avança Saúde, como o Hipertensão e Diabetes, Auditiva, Espirometria, Criança e Adolescente, Saúde Bucal – Próteses, Exames e Cirurgia, Território Inclusivo, além do Avança Saúde Mulher, que já teve uma edição também no dia 11 de março deste ano com mais de 33 mil avaliações.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk