Secretaria Municipal da Saúde
Saúde inclui professores e adolescentes na vacinação contra meningite
Seguindo orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu temporariamente a imunização com a vacina meningocócica C conjugada (MenC) em dose de reforço única a dois novos públicos: trabalhadores da educação e adolescentes com idade entre 15 e 19 anos.
A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria meningitidis, estará disponível até o dia 31 de julho, ou até o final dos estoques.
“O objetivo é proteger esses públicos e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono/inverno”, comenta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Mariana de Souza Araújo, ressaltando que a vacinação vem ocorrendo desde o último dia 24 para professores e desde o dia 25 para adolescentes.
Vacina protege contra principal tipo de meningite bacteriana
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A inflamação pode ser causada por diversos agentes, a exemplo de vírus, bactérias e também fungos. Dos casos de meningites no Brasil, a meningite bacteriana causada pelo meningococo (Neisseria meningitidis) do sorogrupo C, é a segunda mais frequente, logo após as meningites virais.
A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. A vacina meningocócica C conjugada foi implantada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rotina de vacinação da criança em setembro de 2010. Na rotina do PMI, a vacina é aplicada aos três e cinco meses de idade e um reforço aos 12 meses. Crianças que não foram vacinadas poderão receber o imunizante até os 10 anos de idade. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, está disponibilizada a vacina meningocócica ACWY.
Imunização acontece nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas
Da mesma forma que o público infantil, os professores e adolescentes de 15 a 19 anos podem vacinar-se de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados e feriados, também das 7h às 19h. Para receber a vacina é necessário levar documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação; os professores também devem levar documento profissional que comprove sua atuação em instituições de ensino.
Mais informações estão disponíveis na página da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk