Secretaria Municipal da Saúde
Saúde da capital distribui mais de 2 milhões de insumos durante a Semana do Orgulho LGBT+
Mais de 2 milhões de insumos de prevenção, 500 testes rápidos para HIV e sífilis, e mais de 300 profilaxias pré-exposição (PrEPs) e 20 profilaxias pós-exposição (PEPs) foram entregues pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos últimos cinco dias, de 7 a 11 de junho, durante as ações da semana do Orgulho LGBT+ em São Paulo.
Ontem (11), durante a 27ª Parada do Orgulho LGBT+, a coordenadoria contou com uma tenda instalada em frente ao Palacete Joaquim Franco de Mello, com materiais educativos e insumos de prevenção, além de agentes de prevenção que fizeram a distribuição dos itens durante todo percurso do desfile na avenida Paulista.
Distribuição insumos na tenda instalada na avenida Paulista (Divulgação SMS)
“A Parada do Orgulho LGBT+ é uma oportunidade muito importante para as ações de prevenção ao HIV/Aids, com a oferta de serviços ao público. Momento também de combater o preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento do HIV e outras ISTs [infecções sexualmente transmissíveis]”, aponta Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.
Na quinta-feira (8), a equipe da coordenadoria esteve, das 11h às 17h, na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que foi realizada no Memorial da América Latina. No evento, que reuniu apresentações e exposições voltadas para o público LGBT+, foi montada uma estrutura de 25 metros de comprimento, onde foram ofertados ao público, de forma gratuita, testagem rápida de HIV, teste diagnóstico para sífilis (com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo) e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para HIV.
Também foram disponibilizadas as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e a entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testaram positivo para o HIV. Nesses casos, foram passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.
Além dos eventos acima, também é possível retirar preservativos gratuitos nas unidades da RME e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além dos mais de 80 terminais de ônibus municipais e estações de metrô, incluindo a Estação Prevenção - Jorge Beloqui, inaugurada na última quarta-feira (7) na estação República do Metrô.
Complementando as ações realizadas no mês de junho, que é celebrado como o Mês da Diversidade, quem passar pela avenida Paulista encontrará mensagens de prevenção em galhardetes, na parte superior, e totens, na parte inferior, somando 36 postes de divulgação. Além disso, a coordenadoria realiza essas ações gratuitas de testagem para ISTs tratamento e distribuição de insumos de prevenção ao HIV e outras ISTs durante todo o mês.
A Coordenadoria de IST/Aids da capital realiza, ainda, ações de PrEP na Rua voltadas para o público LGBT+, com testagem gratuita para HIV e outras ISTs, disponibilização das PrEP e PEP, e distribuição de insumos (preservativo, gel lubrificante e autoteste para HIV). São atividades com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços gratuitos de saúde em IST/Aids à população.
Canal SPrEP
Também na quarta-feira (7), houve o lançamento do SPrEP (PrEP e PEP online), uma nova alternativa de acesso à PrEP e à PEP na cidade de São Paulo via teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais.
O SPrEP é um serviço digital que poderá ser acessado pelo aplicativo e-saúdeSP e disponibilizará consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h. Para utilizar a plataforma, o paciente deve residir na cidade de São Paulo e precisa ter um exame de HIV coletado nos últimos sete dias. Após os sete dias, é necessário realizar o teste novamente. Os testes de HIV podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em um dos 17 Serviços de Atenção Especializadas (SAEs) ou em um dos dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) disponíveis na rede municipal.
A partir do atendimento especializado, o usuário elegível para a PrEP ou PEP receberá uma receita digital e poderá retirar a profilaxia em uma das unidades de saúde que funcionam 24h na capital, referenciadas pelos médicos no momento da consulta. Com isso, aumenta-se o acesso da população à prevenção por meio da ampliação da disponibilidade de insumos e outras tecnologias preventivas em horário noturno, fins de semana e feriados.